Nos 15 dias de greve, número de seguidores do Twitter do Sindicato cresceu 40%. No dia da assembleia que aprovou o acordo, 13 de outubro, o site recebeu mais de 16 mil visitas.
A primeira proposta dos banqueiros (4,29% de reajuste, dia 22 de setembro) foi conhecida primeiro, em todo o Brasil, por quem acompanha a comunicação dos bancários de Niterói. A negociação em São Paulo mal tinha acabado quando o Twitter do Sindicato deu a notícia, que logo depois foi enviada por torpedo aos celulares dos 1.188 bancários cadastrados e em seguida publicada no site, ainda antes de todo o Brasil. E o Sindicato manteve a pole-position de informações durante toda a campanha, até a vitória.
Mais que apenas se informar, os bancários de Niterói e Região demonstraram sua força participando ativamente da greve não só nas assembleias e nas paralisações, mas também nos meios de comunicação do Sindicato. Foram centenas de mensagens de apoio, dúvidas e sugestões importantes.
Twitter, Orkut, site, Fale Conosco, cadastro para notícias por e-mail e por torpedo de celular foram serviços que registraram crescimento de acessos tão impressionante quanto a forte adesão à greve.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.
O número de seguidores no Twitter cresceu cerca de 40% em apenas duas semanas, passando de 278 pessoas, no início da greve, para 382, no dia da assembleia que aprovou o acordo, 13 de outubro. Twitter é a ferramenta de comunicação mais ágil de todas, pode ser acessado por celulares 3G e permite também que o bancário opine e questione, em vez de apenas se informar.
No Orkut, 442 pessoas adicionaram o Sindicato como amigo.
Mais de 16 mil visitas em um só dia
Também no dia 13, o total de pageviews (número de vezes que o site é acessado) chegou a 16.228 num único dia. Além de bancários, clientes e até jornalistas também se informaram em primeira mão pelo site do Sindicato.
A quantidade de bancários cadastrados para receber notícias por e-mail subiu de 1.346 para 1.840. Essas mensagens são enviadas em momentos especiais, levando um resumo da mais recente reportagem do site e links para as notícias anteriores.
Como se cadastrar para receber as informações por e-mail e torpedo
É muito fácil fazer parte do crescente grupo de bancários que fica sabendo as principais informações em tempo real. Na página de entrada do site do Sindicato (www.bancariosnit.org.br), existe na lateral superior direita da tela um campo para informar nome, e-mail e número do celular.
Na tela segunte, o bancário deve informar o banco e a cidade em que trabalha, para receber também as notícias específicas para aquela empresa ou aquela região.
Logo abaixo desse campo de cadastro, ainda na página de entrada, existem ícones para mídicas sociais do Sindicato, como Twitter, Orkut, Youtube, Picasa e RSS/Feed.
Compartilhe
As mídias sociais on-line e o uso intensificado da Internet 2.0 foi um pioneirismo nacional do Sindicato de Niterói e Região, há quase dois anos. Nesta campanha salarial, uma nova ferramenta foi adicionada: os botões de compartilhamento. Cada notícia do site traz agora ícones para o bancário compartilhar aquela informação na rede social de sua preferência: Facebook, Twitter, Orkut, e-mail e outros. Rápido e fácil.