Bancários dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo definiram as propostas e reivindicações para a Campanha Salarial 2012 da categoria. A 14ª Conferência Interestadual aconteceu no último sábado, 30, no ginásio do Clube Independência, em Três Rios, região centro-sul do estado do Rio. A categoria defendeu o índice de 12% de aumento salarial, Participação nos Lucros e Resultados – PLR de três salários mais R$ 4.500 fixos, não estabelecendo teto. Outras questões também foram priorizadas pela categoria como saúde do bancário, defesa do emprego, fim da rotatividade no setor financeiro e das terceirizações, segurança e combate ao assédio moral e às metas abusivas. Os itens praticamente representaram o anseio dos bancários de Niterói e regiões apresentados na pesquisa feita pelo Sindicato.
Todas as propostas serão apresentadas na Conferência Nacional dos Bancários que acontecerá entre os dias 20 e 22 de julho em Curitiba. Ainda no encontro de Três Rios, que reuniu delegações de todos os sindicatos do Estado do Rio e também o do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo, foram eleitos os delegados que representarão cada entidade na Conferência Nacional. Em Niterói, 12 bancários participarão do encontro da Contraf-Cut.
Outras pautas também constaram da pauta da 14ª Conferência Interestadual como as mesas de debates que discutiram temas como: Emprego (terceirização, correspondente bancário, rotatividade e demissões); Remuneração (aumento real, aumento do piso, PLR, previdência e PCS); Condições de Trabalho, Saúde e Segurança bancária; e Sistema Financeiro Nacional (redução dos juros, regulação do sistema financeiro e conferência sistema financeiro). Entre os debatedores destaque para a participação do representante do Dieese, Cloviomar Cararine.
A unanimidade entre os conferencistas foi de que a categoria deve se mobilizar e unir forças na campanha salarial para enfrentar os banqueiros. A emoção também teve lugar durante o encontro com a homenagem da Federação dos Bancários do RJ/ES aos companheiros André Wagner Gebara, presidente eleito do Sindicato dos Bancários de Macaé, vítima de acidente de carro, no último dia 19, e a Clóvis de Castro Souza, presidente do Sindicato dos Bancários de Angra dos Reis, que morreu em dezembro do ano passado.
Da redação Seeb-Niteroi