A direção do Sindicato dos Bancários de Niterói e Regiões participou, neste domingo (7), Dia da Independência, da manifestação pela democracia e soberania do Brasil.
O ato aconteceu no Centro do Rio de Janeiro, onde os participantes se concentraram na Rua Uruguaiana, ao som de “Sem Anistia”, depois caminharam pela Avenida Presidente Vargas até a Praça Mauá.

Durante todo o domingo houve manifestações em diversas cidades do país. Os atos foram convocados pelas centrais sindicais, Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo e Grito dos Excluídos.
Os manifestantes também levaram para as ruas as pautas do Plebiscito Popular 2025 sobre a redução da jornada de trabalho, com o fim da escala 6×1, e se os milionários devem pagar mais impostos, para que quem ganha até R$ 5 mil por mês não pague mais Imposto de Renda.

O protesto contra o tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump, sobre produtos brasileiros exportados para os EUA, também fez parte da pauta.
A medida é considerada um ataque à economia e à soberania do país, uma vez que objetiva pressionar o STF e o Congresso a anistiar os envolvidos na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Fotos: Nando Neves/Seeb/Rio