Bancários de Niterói marcam presença em Conferência Nacional

 

O último fim de semana foi de muito trabalho para bancárias e bancários de todo país, que participaram da 25ª Conferência dos Trabalhadores do Ramo Financeiro. Durante três dias, delegados e representantes da categoria estiveram reunidos, em São Paulo, para realização de debates e discussões sobre diversos temas que afetam a categoria bancária e toda a sociedade.

 

Com o tema “Brasil Democrático Sempre – com distribuição de renda, direitos, emprego decente e proteção ao meio ambiente”, o encontro organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) recebeu 636 delegados sindicais e envolveu, ao todo, cerca de 800 pessoas.

 

O Sindicato dos Bancários de Niterói e Regiões marcou presença com a participação de uma delegação formada por 16 delegadas(os). Entre eles, o presidente Jorge Porkinho e as diretoras Roberta Marins, Cláudia Costa, Cláudia Marques, a secretária Geral Marize Motta, além do secretário de imprensa, Fabiano Júnior.

 

Sobre o trabalho realizado na conferência, o presidente Jorge Porkinho   destacou a importância dos debates na busca de um país com mais igualdade e oportunidade para todos.

 

“Temos grandes desafios na construção do fortalecimento da classe trabalhadora. Para isso, é fundamental lutar e resistir sempre. Democracia Sempre! Em um ambiente mais saudável para saúde do trabalhador, fortalecimento dos bancos públicos e políticas sociais públicas”, afirmou Porkinho.

 

Para a secretária Geral do sindicato, Marize Motta, a conferência apresentou temas importantes que afetam o dia a dia dos trabalhadores.

 

“Tivemos excelentes debates sobre o perfil do bancário, tecnologias e tendências atuais, o índice de adoecimento da categoria e principalmente qual caminho devemos seguir, enquanto representação, para a defesa da democracia e dos nossos direitos tão ameaçados nos últimos anos”, ressaltou Marize.

 

Para a diretora de base, Roberta Marins, foi uma oportunidade única de crescimento e troca de experiências.

 

“A conferência foi maravilhosa, foi um momento de ampliar os relacionamentos, ideias e resoluções da luta pela democracia”, disse Roberta.

 

Também diretora de base do sindicato, Cláudia Costa elogiou os temas apresentado e a organização do evento.

 

“Participei nesse final de semana da 25ª Conferência Nacional dos Bancários,  queria destacar a qualidade dos temas apresentados, de suma importância para categoria bancária e para toda classe trabalhadora. Parabenizar  a presidenta Neiva e sua diretoria, pela recepção e organização do evento.  Destacar a condução  da presidenta Juvandia, em conjunto com o comando,  por ter conseguido em sua maioria unidade de todos”, ressaltou Cláudia Costa.

 

A diretora de Patrimônio, Cláudia Marques, também elogiou o encontro e destacou sua importância para a luta dos trabalhadores.

 

“Conferências como essa só ajudam a fortalecer os sindicatos e as lutas dos trabalhadores, promovendo sempre a união e mobilização da classe. Além disso, essas conferências podem ser espaço para debater e propor políticas públicas que beneficiem os trabalhadores e a sociedade como um todo”, observou Cláudia Marques.

 

O secretário de Imprensa Fabiano Júnior explicou o papel da conferência para a categoria.

 

“A Conferência Nacional tem um papel fundamental de unir bancários(as) de todo país para debater os principais problemas da categoria como emprego, terceirização, saúde e condições de trabalho,  assédio moral e os avanços tecnológicos que vêm reduzindo os postos de trabalho e causando o adoecimento físico e mental dos trabalhadores(as)”, concluiu Fabiano.