Sindicalistas se reuniram com parlamentares em Brasília nesta quarta-feira, 16 de fevereiro, para fortalecer a luta permanente em defesa da categoria. Saúde do trabalhador e segurança bancária foram alguns dos temas tratados.
Bancários se reuniram com parlamentares em Brasília nesta quarta-feira, 16 de fevereiro, para fortalecer a luta permanente em defesa da categoria. Eles priorizaram encontros com políticos que são bancários e discutiram assuntos como segurança bancária, saúde do trabalhador, horário de funcionamento dos bancos e tempo de fila, aposentadoria especial para portadores de deficiência, interditos proibitórios (recursos jurídicos que os bancos usam para evitar greve), demissão com justa causa para bancário com restritivo e regulamentação do sistema financeiro, entre outros.
Rubens Branquinho (foto), funcionário do HSBC em Niterói e secretário de Questões Legislativas da Federação dos Bancários dos Estados do Rio e Espírito Santo, foi um dos participantes das reuniões. “Ficou muito explícita a necessidade de nos articularmos ainda mais com nossos pares parlamentares e membros do Poder Executivo, tanto a nível nacional como estadual e municipal. O objetivo é obtermos mais avanços em prol da nossa categoria. Os banqueiros sempre fizeram isso, faz parte da estratégia na disputa de classe”, disse Rubinho.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.
Um dos encontros foi com o deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP), que é funcionário concursado do Banco do Brasil e já foi presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo. Rubinho e os demais sindicalistas bancários também se reuniram com o senador Welington Dias (PT-AP), que foi gerente do Banco do Nordeste do Brasil, do Banco do Estado do Piauí e da Caixa Econômica Federal. Dias já foi presidente da APCEF (Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal) e do Sindicato dos Bancários do Estado do Piauí.
Outros participantes das discussões foram o presidente da Previ do Banco do Brasil, Sérgio Rosa, o tesoureiro da Federação Nacional dos Vigilantes, Jervalino Bispo, e o diretor da CUT Nacional Jaci Afonso, além do ex-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Cézar Britto e líderes sindicais bancários de todo o país.