Audiência pública na Alerj discute abertura do Santander

O Sindicato dos Bancários do Niterói e região participou nesta segunda-feira (17/06) de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) para discutir a abertura de agências do Santander nos finais de semana.

 

O intuito da audiência é cobrar explicações do banco para o funcionamento de unidades aos sábados. O banco alega que o trabalho dos bancários era voluntário. No entanto, o receio de perseguições não deixou alternativa aos trabalhadores.

 

O momento também foi para protestar contra projetos de lei que tentam regulamentar a abertura de bancos nos fins de semana. A medida é abusiva e contraria a Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários, além de expor a perigos os trabalhadores e os clientes.

 

Foram cinco sábados em que a agência do Santander na Praça do Rink, no Centro de Niterói, abriu suas portas. A direção do Sindicato esteve durante todos esses dias manifestando e mostrando à população como o banco explora seus funcionários.

 

Os bancários que trabalharam aos sábados não tiveram direito à horas extras, auxílio transporte nem alimentação. Após a pressão exercida pelos dirigentes sindicais, o Santander suspendeu a abertura das unidades nos finais de semana.

 

A audiência foi presidida pelo Deputado Estadual Carlo Minc (PSB) e teve a participação da Federação Interestadual dos Bancários do Rio e Espírito Santo, do Sindicato dos Bancários do Rio e de outros sindicatos no Estado do Rio.