O acordo aprovado pelos bancários de Niterói e Região dia 16 de março foi assinado com sete bancos do Estado do Rio dia 23, na Federação dos Bancários RJ-ES.
O acordo contra assédio moral nas agências bancárias, aprovado pelos bancários de Niterói e Região dia 16 de março (leia mais e baixe o documento aqui), foi assinado com sete bancos do Estado do Rio dia 23, na Federação dos Bancários dos Estados do Rio e Espírito Santo.
Executivos de relações sindicais do Bradesco, Caixa Econômica Federal, Citibank, HSBC, Itaú, Safra, Santander, mais o assessor de Relações Trabalhistas e Sindicais da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Nicolino Eugênio, assinaram o documento. A representação dos bancários do estado foi feita pelo presidente do Sindicato de Niterói e Região, Fabiano Júnior, e pelos presidentes das entidades sindicais de Angra dos Reis, Campos, Itaperuna, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Teresópolis e Três Rios. Os sindicatos da Baixada Fluminense, Petrópolis, Rio de Janeiro e Sul Fluminense já haviam firmado o documento em 26 de janeiro, juntamente com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e outros sindicatos do restante do país.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.
A assinatura do acordo aconteceu logo após palestra da deputada estadual Inês Pandeló, que falou sobre a condição da mulher no mercado de trabalho e na sociedade, com destaque para a violência doméstica, um dos temas mais trabalhados pelo movimento de mulheres.
Na ocasião foi feita também uma homenagem à sindicalista Paula Virgínia de Souza Oliveira, falecida em fevereiro de 2010. A placa e as flores foram entregues pela deputada Inês Pandeló à irmã de Paulinha, Sônia (foto). Após a assinatura, a professora Teresinha Martins, pesquisadora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ, falou sobre assédio moral e comentou o acordo firmado entre a categoria bancária e os banqueiros. O secretário de Imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr, participou da primeira mesa.
O evento serviu também para marcar a reinauguração da sede da Federação, que passou por obras. O espaço foi modernizado e redesenhado para proporcionar mais funcionalidade e conforto aos dirigentes e funcionários. A CUT-RJ foi representada por seu presidente, Darby Igayara. O vereador Reimont (PT), do Rio de Janeiro, também presenciou a reinauguração.
Fonte: Feeb-RJ/ES, com redação
Foto: Nando Neves