Os bancários do Santander em Niterói e Região aprovaram a proposta de acordo aditivo apresentada pelo banco após muita pressão. Haverá aumento do PPRS, ampliação do auxílio-educação e licença para exames pré-natais, entre outros avanços.
Os bancários do Santander em Niterói e Região aprovaram a proposta de acordo aditivo apresentada pelo banco após muita pressão. A assembleia desta quinta-feira, 8 de dezembro, votou favoravelmente à ampliação do auxílio-educação, elevação do valor do programa de participação nos resultados do Santander (PPRS), participação de cipeiro no fórum de saúde e condições de trabalho, criação de grupo de trabalho para o SantanderPrevi, licença para exames pré-natais e manutenção dos termos de compromissos do Banesprev e Cabesp.
Na questão econômica, a principal conquista é a manutenção do não desconto do Programa de Participação nos Resultados do Santander (PPRS) na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) da categoria. Além disso, neste ano nenhum funcionário poderá receber menos que R$ 1.500 a título de programa próprio – valor 11% superior a 2010 quando o PPRS foi de R$ 1.350. O crédito da segunda parcela dos programas próprios será feito até março de 2012, junto com a segunda parcela da PLR da categoria.
Follow @bancariosnit
> Curta a amizade do Sindicato no Facebook.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.
Outro avanço é a ampliação do número das bolsas de estudos para a primeira graduação que passa de 2.000 para 2.300.
Na questão social, a grande conquista é a manutenção do salário quando o trabalhador afastado recebe alta do INSS, mas tem o inapto para o retorno dado pelo médico da empresa. Fruto das negociações no Comitê de Relações Trabalhistas (CRT), o banco vinha garantindo o pagamento do salário ao funcionário enquanto aguardava o parecer do INSS. Agora essa prática será assegurada no acordo aditivo.
Outro importante avanço é que a gestante terá a ausência abonada para realizar exames pré-natal. Na questão relativa a fundo de pensão, fica acordado que haverá a constituição de um grupo de trabalho para discutir o processo eleitoral democrático no Santander Previ. Já os dirigentes sindicais terão acesso garantido a todos os centros administrativos da instituição financeira.