Aprovado na Câmara dos Deputados a inclusão dos bancários no Plano Nacional de Imunização

 

Conforme o Sindicato dos Bancários de Niterói e região adiantou nesta quinta-feira (17), foi aprovado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 1011/2020, que trata da inclusão de categorias profissionais essenciais no Plano Nacional de Imunização (PNI) para a vacinação contra a Covid-19. O PL foi aprovado com a emenda de redação que incluiu a categoria bancária no PNI.

 

Agora, o PL vai para votação no Senado e, em caso de aprovação, vai para a aprovação do presidente.

 

A inclusão da categoria como prioritária na vacinação foi produto de um processo de lutas, com pressões das entidades sindicais, entre elas a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), e do Comando Nacional dos Bancários.

 

Na última semana, foi entregue um ofício explicando a necessidade da inclusão dos bancários por serem serviço essencial ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

 

“Apresentamos os argumentos e trouxemos, inclusive, um parecer médico acerca das características do trabalho bancário na agência, que é um ambiente de trabalho fechado, sem ventilação natural, por não haver possibilidade de as portas permanecerem abertas por conta da segurança”, descreveu o texto.

 

Em Niterói e região, o Sindicato dos Bancários realizou uma grande mobilização pela vacinação dos bancários. Os prefeitos da região foram oficiados com pedidos de inclusão da categoria na vacinação organizada nas cidades.

 

Leia mais: Sindicato faz campanha regional por vacinação já dos bancários

 

Além disso, uma grande campanha de outdoors foi realizada destacando para toda sociedade a essencialidade da categoria bancária no dia a dia da economia reforçando a exposição dos trabalhadores aos riscos de contaminação pela Covid-19.

 

Vale ressaltar que em nenhum momento a categoria bancária deixou de trabalhar. Os atendimento aos usuários foram mantidos durante toda pandemia, inclusive sendo essencial para o pagamento do Auxílio Emergencial.

 

A atividade bancária foi considerada essencial nos termos do Decreto n° 10.282 de 20 de março de 2020, alterado pelo Decreto n° 10.329 de 28 de abril de 2020, que regulamenta a Lei n° 13.979 de 6 de fevereiro de 2020.

 

Por conta desses riscos, houve um aumento de 176% de desligamento de bancários por morte.

 

#VacinaJá #VacinaParaBancáriosJá