Apesar do lucro, Caixa sobrecarrega empregados com fechamento de postos de trabalho

O lucro líquido recorrente da Caixa, nos primeiros nove meses de 2024, foi de R$ 9,433 bilhões, sendo o crescimento de 21,6% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Em 12 meses, a Carteira de Crédito da Caixa subiu 10,8%, totalizando R$ 1,209 trilhão em setembro. O crédito imobiliário teve expansão de 14,7%.

Segundo Eliana Brasil, diretora executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, “esse desempenho financeiro positivo contrasta com a realidade enfrentada pelos empregados e pelos milhões de clientes da instituição, que se deparam com a redução de postos de trabalho e o fechamento de unidades de atendimento em todo o país.”

Somente nos últimos 12 meses, foram fechados 3.413 postos de trabalho, deixando o banco com um total de 83.640 empregados(as) no terceiro trimestre de 2024, o que significa uma diminuição expressiva na força de trabalho em um momento em que a demanda só aumenta, com um acréscimo de 1,2 milhão de clientes em doze meses e 2,08 milhões no trimestre.

Também foram fechadas 114 agências, 233 unidades do Correspondente Caixa Aqui e 156 lotéricas no último ano.

 

*Fonte: Contraf-CUT