A verdade sobre a ampliação do horário

Banqueiros aumentam a exploração, com sobrecarga de trabalho, e tentam responsabilizar o Sindicato

Os banqueiros decidiram ampliar o horário de atendimento ao público, e diariamente chegam ao Sindicato reclamações sobre aumento da exploração dos bancários, reuniões fora do horário de trabalho, assédio moral e da fraude ao ponto eletrônico. Não bastasse tudo isso, há denúncias de que alguns administradores tentam culpar o Sindicato pelo desrespeito às leis trabalhistas.
“De fato, a ampliação do horário bancário é uma antiga reivindicação do movimento sindical para reduzir as filas, mas não da maneira como está sendo feita”, disse o presidente do Sindicato, Jorge Antônio.
Ele explica que, quando os sindicalistas falam em ampliação do atendimento, estão reivindicando dois turnos de trabalho e mais contratações de bancários, o que poria fim às demissões, reduziria o desemprego e a sobrecarga. Exatamente o contrário do que vem sendo feito hoje pelos bancos, com mais da exploração da categoria e desrespeito a clientes e usuários.
Os banqueiros estão se aproveitando da norma do Banco Central que regulamenta apenas o tempo mínimo de abertura das agências – cinco horas por dia – e determinando a ampliação do atendimento a seu bel prazer, contrariando os parâmetros reivindicados há anos pelo Sindicato.