A assembléia mais importante deste ano, até o momento, acontece nesta quarta-feira, dia 23, às 19 horas, e você não pode perder essa!
Sindicalizado ou não, deixe pra lá a aula, a novela, a academia, o futebol, o cinema ou outra coisa qualquer porque, ao contrário da prova, Assembléia não tem 2ª chamada, nem recuperação.
Deixe as crianças com o(a) companheiro(a), peça pra ele(a) pedir uma pizza ou outra coisa qualquer porque quem divide as despesas da casa também pode dividir as tarefas domésticas.
A hora é ética: é na assembléia que você decide sua vida.
O Sindicato somos nós e a decisão é sua. Se você não for, votarão por você. E se você discordar, não adianta chorar ou espernear feito criança mimada, criada pela avó que fazia todas as suas vontades, pois esse tempo já passou.
Será esse o exemplo que você quer passar para os seus filhos. O de ser uma pessoa omissa, o de que não se deve exercer a cidadania, o de não exigir seus direitos, o de não participar da Democracia, o de não lutar por sua opinião?
E se votarem pela greve, ao contrário do que você pensa, você vai tentar furar a greve, fraudar o movimento? E, depois, vai contar isso com orgulho para os seus filhos?
E o que se conquistar com a greve, você vai doar a uma instituição de caridade porque era contra o movimento?
A hora é essa, seja ético. Vá à Assembléia e, se for votada a greve, respeite a decisão de seus colegas, mesmo que você tenha outra opinião. Democracia é votar e também é respeitar a votação.
Não seja como a maioria dos políticos, seja ético: vá à assembléia e não fure greve.
(*) Marcelo Quaresma é professor de História, Secretário de Imprensa e Comunicação do Sindicato dos Bancários de Niterói e Região, Diretor Estadual do Rio de Janeiro na Anabb (Associação.Nacional dos Funcionários do BB) e membro do Conselho de Usuários da Cassi.