Funcionários do Bradesco discutem, em São Paulo, políticas de lutas para o próximo ano

Análise da estrutura da holding Bradesco, estratégias de organização para construção do ramo e o planejarão a do COE nos próximos anos estão em pauta

Começou nesta terça-feira (26) o Encontro Nacional dos Funcionários de bancos privados, realizados em São Paulo. Diretores do Sindicato dos Bancários de Niterói e região estão na capital paulista participando das discussões de cada banco. Os encontros vão até quarta-feira (27). Os diretores Luis Cláudio Caju, Heber Mathias Neto e Euclides Netto (Fetraf RJ/ES) participam dos debates.

Os trabalhadores do Bradesco, se reúnem, no Braston São Raphael – no Largo do Arouche -, para encontro com Carlindo Abelha, secretário de Organização da Contraf, e Elaine Cutis, coordenadora da COE Nacional dos Dirigentes do Bradesco. Abelha fez uma pequena análise da conjuntura político-econômica do País e apresentou os principais desafios da COE no próximo mandato.

O evento contará ainda com a apresentação de um comparativo do Dieese do balanço dos bancos no terceiro trimestre, com foco nos dados do Bradesco. Os participantes farão ainda uma análise da estrutura da holding Bradesco, traçarão estratégias de organização para construção do ramo e o planejarão a do COE nos próximos anos.

No encontro interestadual, os dirigentes do Bradesco concordaram que é preciso resgatar o papel da COE e decidiram realizar reuniões mensais do coletivo interestadual dos funcionários do banco.

Entre os temas discutidos havia alguns recorrentes, como o programa de reabilitação, assédio moral, segurança no local de trabalho, a recusa do banco em emitir CAT, escassez de funcionários e agências sem caixas, entre outros.

Ficou definido que seriam levadas ao evento nacional as seguintes reivindicações: auxílio educação; plano de saúde para os aposentados e a extensão dos benefícios aos pais dos funcionários; e a criação de um PCCS. Foram definidas também ações que serão propostas para integrar um plano nacional de lutas a ser aplicado no restante do ano.

Imprensa Seeb-Nit