Bancários de Niterói definem propostas para campanha salarial

5º Encontro de Base aconteceu no sábado, 05/07, com a presença da Fetraf RJ/ES e da ContrafCut em Niterói. Categoria respondeu à pesquisa que indicou as aspirações dos bancários para este ano

O 5º Encontro de Base dos bancários de Niterói e região foi rico em debates e conhecimento. A reunião iniciou com um minuto de silêncio em homenagem aos sindicalistas do sul fluminense que faleceram no final de semana. Após, com as presenças dos companheiros Nilton França, presidente eleito da Fetraf RJ/ES e Deise Recoaro, da Secretaria de Mulheres da ContrafCut, uma palestra sobre o 20 anos do plano real traçou um panorama da evolução da economia com a nova moeda.

Os bancários também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as novas tendências tecnológicas que ameaçam o emprego do bancário como o mobile bank, numa apresentação de Deise Recoaro, que também lembrou as discussões a respeito da terceirização no Brasil e o projeto de lei 4330 que tramita no Congresso Nacional.

O secretário-geral do Seeb-Nit, Luiz Cláudio Caju, apresentou os resultados de uma pesquisa feita com mais de 20 bancários de toda a base que refletiram as vontades da categoria na campanha salarial 2014.

Pela pesquisa, a maioria dos bancários escolheu o índice de reajuste salarial de 15% e 12%, além da reposição da inflação. Os bancários também apontaram os mais incomoda e agrada no ambiente de trabalho. Dentre os mais citados estão as metas abusivas, cobranças, assédio, condições de trabalho e falta de oportunidade.

Dentre os itens que mais agradam a categoria o pagamento em dia e a convivência com os colegas estiveram entre os mais citados.

As propostas apresentadas pelos bancários de Niterói serão levada para o Encontro Estadual da categoria que acontece no dia 19 de julho, na cidade de Três Rios. A pauta aprovada neste encontro será encaminha para o Encontro Nacional que acontece no fim desse mês.