Sindicato reverte seis justas causas no Itaú

Entidade fechou agência em Alcântara, São Gonçalo, durante esta sexta-feira, 06. As demissões aconteceram no meio da semana.

Mais uma vitória do Sindicato dos Bancários de Niterói e regiões. Nesta sexta-feira, 06, a diretoria da entidade fechou a agência do Itaú da Rua Alfredo Backer em Alcântara, São Gonçalo/RJ. O motivo do protesto foi a demissão de seis funcionários daquela agência. Graças a atuação rápida e forte da diretoria, após o dia de intervenção, o banco chamou o Sindicato par uma negociação que resultou no cancelamento das justa causas.

As demissões ocorreram no meio da semana com o banco alegando justa causa. Ao tomar conhecimento dos fatos, o Sindicato passou a investigar quais os reais motivos da instituição alegar justa causa, o que não foi sustentado pelo banco. Com isso, sem respaldo nem base legal para manter a decisão, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Niterói decidiu pela paralisação das atividades da agência, que é umas das maiores da região de Alcântara, nesta sexta-feira.

Durante todo o dia diretores permaneceram na porta da agência orientando os clientes e justificando o fechamento do banco. Outra agência, também naquela região foi paralisada. O Itaú que funciona dentro do Hipermercado Assaí teve suas portas lacradas e o expediente interrompido. Apenas os caixas eletrônicos permaneceram funcionando.

Toda entidade sindical sobrevive de lutas e conquistas. E mais uma vez os Bancários de Niterói demonstraram força, união e consistência em suas ações, revertendo as seis justa causas abusivas que o banco Itaú tentou praticar.

O Itaú, apesar dos altos índices de lucros, tem mantido uma política de demissões e banalização da justa causa.
As medidas refletem diretamente na vida de todos os bancários que trabalham inseguros nas agências. Em 2011, a instituição foi a que mais recebeu reclamações no Procon e no Banco Central. Reflexo de uma política de pressão e maus tratos aos seus funcionários.

> Curta a amizade do Sindicato no Facebook.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.