Greve começa nesta terça-feira

Nesta segunda-feira, 26 de setembro, os bancários de Niterói e Região fazem assembleia às 19h para planejar a greve que começa na terça-feira, 27.

Nesta segunda-feira, 26 de setembro, os bancários de Niterói e Região fazem assembleia às 19h para planejar a greve que começa na terça-feira, 27. Na negociação de sexta-feira, dia 23, os banqueiros aumentaram em apenas 0,2 ponto percentual a proposta anterior de reajuste, chegando a 8%. Como praticamente não houve mudanças, a greve está mantida. Não foi marcada nenhuma nova rodada de negociação.

A assembleia desta segunda-feira será na futura sede do Sindicato: Rua Evaristo da Veiga, nº 37, Centro de Niterói (ao lado do Liceu Nilo Peçanha). A greve por tempo indeterminado a partir de terça-feira foi decidida pelos bancários em assembleia no mesmo local, dia 22, por unanimidade (foto).


> Curta a amizade do Sindicato no Facebook.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.

O desrespeito dos banqueiros ao oferecer quase 0% de reajuste salarial, apesar dos lucros recordes, motivou na semana passada paralisações de duas horas em Niterói, Icaraí, São Gonçalo, Alcântara e Maricá (leia mais aqui).

“O índice de 8 % significa um aumento real de apenas 0,56%, muito abaixo da reivindicação de 12,8% (inflação mais 5% de ganho real). A proposta também não contempla valorização do piso da categoria e não aumenta a Participação nos Lucros e Resultados (PLR)”, afirma Carlos Cordeiro, coordenador do Comando Nacional dos Bancários e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). “É uma proposta muito baixa, especialmente se comparada aos elevados lucros alcançados pelos bancos no primeiro semestre, que chegaram a mais de R$ 27 bilhões no primeiro semestre”, salienta Cordeiro.

Além disso, a nova proposta também não traz avanços em relação às reivindicações de emprego e melhoria das condições de trabalho. “Queremos mais contratações, fim da rotatividade, combate ao assédio moral, fim das metas abusivas, mais segurança e melhoria do atendimento aos clientes, dentre outros pontos”, destaca o dirigente sindical.

Sete orientações para a greve

1) Comparecer a todas as assembleias para votar, opinar, informar e saber as novidades.
2) Denunciar ao Sindicato pelo telefone (21) 21717-2157 se for pressionado a entrar na agência, sob alegação de “contingência”.
3) Evitar confrontos com a polícia. A greve é pacífica.
4) Desligar o celular para evitar pressão.
5) Não acreditar em boatos. Informação segura é somente a que vem do Sindicato (site, Twitter, Facebook, Orkut, torpedos, jornal Tribuna Bancária e dirigentes sindicais).
6) Cadastre-se no Twitter e siga @bancariosnit para saber em tempo real tudo o que acontece.
7) Converse com seus colegas de trabalho sobre a importância de fortalecer a luta.