Bancários preparam campanha 2011

No Encontro deste sábado, Sindicato apresentou propostas enviadas pelos bancários na pesquisa realizada em junho. Clique aqui para ver slide com os resultados da finais da pesquisa.

No Encontro de Base dos bancários de Niterói e Região realizado neste sábado, 2 de julho, o Sindicato apresentou as propostas para a Campanha Salarial 2011 que foram enviadas pelos bancários na pesquisa realizada em junho. As ideias foram discutidas, selecionadas e organizadas para serem encaminhadas à Conferência Interestadual dos Bancários do Rio e Espírito Santo, que vai acontecer dia 16 de julho em Niterói, no ginásio da Universidade Plínio Leite (Rua Visconde do Rio Branco, 137, Centro de Niterói).

Antes da apresentação dos resultados finais da pesquisa, o técnico do Dieese Miguel Huertas fez uma exposição em slide de dois estudos sobre remuneração dos bancários. Clique aqui para ver entrevista com Miguel Huertas e os slides que ele apresentou.

Na pesquisa, maioria dos bancários sugeriu 15% para o reajuste

A sindicalista Marize Motta apresentou os resultados finais da pesquisa que foi feita pelo Sindicato entre 9 e 30 de junho, com formulário online no site e em papel nas agências. O índice de 15% para reajuste salarial foi o mais sugerido pelos participantes, considerando os 7,5% de inflação estimada no período. Aumento real de salário ficou em primeiro lugar no ranking de prioridades dos bancários de Niterói e Região, seguido de garantia no emprego e combate ao assédio moral. Veja abaixo o slide apresentado por Marize com os resultados finais da pesquisa (para baixar o arquivo, basta clicar aqui e depois em “Download”):

Fabiano Júnior elogiou o alto grau de participação e interesse dos bancários: dos 199 participantes, 166 (85%) apresentaram propostas para a campanha salarial e 88% se disseram dispostos a participar ativamente da campanha salarial. A maioria respondeu à pesquisa pela Internet (122 bancários, 61%), e 77 (39%) responderam nos formulários em papel.

Sobre o dia-a-dia nas agências, 68% dos bancários têm sintomas de doenças ocasionadas pela cobrança de metas abusivas e por sobrecarga de trabalho. E 33% precisam fazer uso de algum medicamento controlado. Ainda assim, 57% consideram boa a segurança no seu ambiente de trabalho.

> Curta a amizade do Sindicato no Facebook.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.

A mesa de abertura do encontro foi composta por Fabiano Júnior (presidente do Sindicato), Luiz Cláudio Caju (secretário-geral do Sindicato), Darby Igayara (presidente da CUT-RJ), Jorge Antônio Oliveira (representando a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, Contraf-CUT), Rubens Branquinho (representando a Federação dos Bancários dos Estados do Rio e Espírito Santo) e Ivan Cardoso (sindicalista da Caixa Econômica Federal). O álbum com todas as fotos do Encontro de base pode ser visto clicando aqui

Na chegada, ao confirmar a inscrição, os bancários receberam uma pasta com um estudo sobre emprego e remuneração, a cartilha “Como se defender dos abusos dos bancos (leia mais aqui) e material para anotações. Depois do encerramento, houve uma confraternização com sopa, lanches e sucos.