Bancos aceitam rever terceirização

Na mesa temática desta segunda-feira, 9 de maio, os banqueiros concordaram em discutir o assunto. A terceirização nos bancos pode ser o tema central da Campanha Salarial 2011.

Na mesa temática sobre terceirização realizada nesta segunda-feira, 9 de maio (foto), os bancos aceitaram discutir a internalização das atividades de call center “que operam com dados dos clientes”.

Como o termo “call center” é muito genérico, agora o movimento sindical exige que os bancos façam uma descrição dessas atividades e o número de trabalhadores envolvidos. Os bancários levaram para a reunião um levantamento de processos de reversão de terceirizações já realizados, conforme havia sido combinado na primeira mesa.

> Curta a amizade do Sindicato no Facebook.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.

A terceirização nos bancos pode ser o tema central da Campanha Salarial 2011 dos bancários. Essa foi a sugestão do ciclo Debates da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), realizado em São Paulo na sexta-feira, 6 de maio.

Recentemente aconteceram muitos problemas envolvendo trabalhadores das terceirizadas, que enfrentam péssimas condições e sobrecarga de trabalho, baixos salários e não pagamento de horas extras, entre outros. Os clientes, por sua vez, sofrem com problemas no serviço – não por culpa dos trabalhadores, mas pelas más condições de trabalho, falta de treinamento e pela alta rotatividade.

O próximo encontro da mesa temática de terceirização ficou marcado para 7 de junho. As mesas temáticas foram conquistadas na Campanha Nacional de 2009. Neste ano, já foram retomadas, além da de terceirização, as de saúde e de segurança.

Foto: Geraldo Lazzari/Seeb SP