BB: 17 agências param por uma hora

Manifestação em 60% da base reivindicou o Plano de Cargos, além do Plano Odontológico e do Comitê de Ética. Em duas agências, houve truculência das administrações.

Neste dia 20, quinta-feira, 17 das 28 agências do Banco do Brasil em Niteroi e Região abriram uma hora mais tarde, cumprindo decisão do Congresso Estadual do BB, no último sábado.

A manifestação, que contou com a adesão de 60% da base do Sindicato, reivindicou que a direção do banco elabore proposta de Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), cujo prazo de apresentação expira em 30 de junho, e crie o Plano Odontológico, conforme acordo de 2008, além do Comitê de Ética, acordado em 2009.

> Receba as notícias sobre os bancários no celular.
> Acompanhe as notícias do Sindicato no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.

Apesar da adesão tranquila na maioria das unidades, nas agências Estilo e Aurelino Leal foram registrados atos de truculência das administrações, que destoaram do quadro geral da manifesatação pacífica. Os bancos exigem cada vez mais preparo de seus funcionários e alguns ainda se mostram despreparados para administrar com serenidade. Em pleno século XX, agem como xerifes, no velho estilo “aqui eu sou a lei”.

Os dois episódios comprovam a necessidade urgente do Comitê de Ética.

“Mais uma vez, o Sindicato de Niterói e Região promoveu a maior mobilização programada para o estado. Também foi a maior paralisação do Brasil pelo PCCS este ano. A nota triste é que alguns colegas, cheios de certificação, ainda se voltam contra a entidade que os defende. Reclamam quando o Sindicato não faz nada. E também reclamam quando faz. Só Freud para entender”, comentou Marcelo Quaresma, sindicalista do BB em Niterói e Região.