O site www.bancariosnit.org.br apresenta crescente audiência desde junho, quando foram implementados serviços como Twitter, Orkut, Youtube, RSS-Feed e fotos Picasa. Veja estatísticas.
O site do Sindicato (www.bancariosnit.org.br) vem apresentando ininterrupto crescimento da audiência desde junho, quando foram implementados novos serviços on-line, como Twitter, Orkut, Youtube, RSS-Feed e fotos Picasa. As 3.956 visitas de junho passaram para 4.894 em julho e 6.658 em agosto — bem mais que o dobro da tiragem do jornal “Tribuna Bancária”, que é de 3 mil exemplares. Neste mês de setembro, auge da campanha salarial, a expectativa é de aumento ainda maior, devendo superar 10 mil visitas no mês.
Segundo as estatísticas de www.bancariosnit.org.br, o horário em que o site costuma ser mais acessado passou para a hora do almoço, entre 12h e 14h, deixando em segundo lugar o horário de depois do serviço, entre 19h e 20h. Em relação aos dias da semana, o site é mais acessado geralmente de quarta a sexta-feira, com quedas de audiência quase à metade aos sábados e domingos. Em agosto foram visualizadas 50.168 páginas do site, correspondentes a 233.102 arquivos. O número de hits chegou a 337.137, com tráfego de 2.282.807 Kbytes.
Pioneirismo nas mídias sociais on-line
O Sindicato dos Bancários de Niterói e Região foi pioneiro na utilização das chamadas mídias sociais, como Twitter e Orkut com perfil. A relação com a grande imprensa (jornais diários, rádios e TVs) também foi intensificada. O plano estratégico de comunicação foi apresentado no Encontro Nacional de Comunicação dos bancários, em São Paulo, em junho, e o Twitter foi adotado depois pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, o maior do Brasil em número de sindicalizados.
95% dos bancários usam a Internet
Pesquisa que está sendo feita pelo Sindicato nas agências em formulários de papel mostra em resultados preliminares que 95% dos bancários de Niterói e Região usam a Internet e 68% se conectam através de banda larga. A maioria faz parte do Orkut (56%), mas muitos ainda não utilizam o Twitter, novo fenômeno mundial da Internet: apenas 7% dos bancários já contabilizados na pesquisa até agora. Já o e-mail, principal ferramenta para envio de notícias do Sindicato para quem faz cadastro (clique aqui), é usado por 86% dos bancários. O resultado final da pesquisa, que também trata de leitura de jornais, revistas, rádio e TV, deve ser divulgado em aproximadamente 15 dias e servirá como base para as próximas ações de comunicação do Sindicato.
Serviço automático de estatísticas
As estatísticas sobre o site são fornecidas por um serviço automático disponibilizado pela empresa Internit. Esse mecanismo permite também saber qual parte do site tem sido mais procurada (notícias, newsletter, sindicalização, colunas Tira-Gosto, Saldo Médio, Seu Direito e Sindicato-Cidadão), qual delas é a primeira visitada (“página de entrada”) e qual é a última (“página de saída”), antes de o internauta deixar o site. Em meio a muitas informações técnicas, é possível saber também qual o país de origem dos visitantes (72,74% oficialmente cadastrados no Brasil), qual o programa de navegação usado (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome) e quais as palavras usadas nos serviços de busca para se chegar ao site (“sindicato”, “bancários”, “Niterói”, “PLR” e outras).
Acompanhe as notícias da campanha no Twitter.