Em reunião no Ministério Público, o secretário de Saúde do Sindicato, Edilson Cerqueira, relatou ofensas de peritos. Procurador do Trabalho vai abrir investigação.
O Sindicato denunciou ao Ministério Público do Trabalho maus-tratos que bancários sofrem de médicos peritos do INSS. Em reunião nesta quarta-feira, dia 30, o secretário de Saúde do Sindicato, Edilson Cerqueira, relatou casos de ofensas, que vêm ficando cada vez mais frequentes, quando bancários com problemas de saúde são tratados como fraudadores pelos peritos, que nem mesmo fazem o exame médico.
O procurador do Trabalho Patrick Maia Merísio considerou as informações graves e vai abrir investigação. “As denúncias do Sindicato revelam ofensas coletivas à saúde e à segurança do trabalhador”, registrou Patrick na ata da audiência. Segundo o procurador, os acontecimentos relatados por Edilson na reunião também apontam problemas sérios no funcionamento do INSS, que deveria agir como o principal gestor de seguridade social, de forma imparcial, para reduzir os riscos ambientais trabalhistas.
Relatório com provas para intimação do INSS
“A reunião foi muito produtiva, e agora estamos mais fortes para conseguir respeito dos peritos”, comemorou Edilson, após a audiência. Em 10 dias, o Sindicato vai entregar ao Ministério Público um relatório sobre as principais ofensas praticadas no INSS, com cópia dos Comunicados de Acidentes de Trabalho (CATs) recusadas, laudos médicos desconsiderados pelos peritos, testemunhas e outras provas. Após a apresentação do relatório, é possível que os responsáveis pelo INSS sejam intimados pelo Ministério Público para uma audiência. A intimação será necessária porque os contatos diretos tentados pelo Sindicato não vinham obtendo resultado.
Além de Edilson, defenderam os interesses dos bancários, na audiência, a sindicalista Haidee Rosa, do Departamento Jurídico, o presidente da Federação dos Bancários dos Estados do Rio e Espírito Santo, Fabiano Júnior, o médico do Sindicato Ricardo Duarte, a médica Amanda Abraçado, o advogado criminalista do Sindicato, João Custódio de Carvalho, e a advogada cível do Sindicato, Elaine Louzada.
MInistério da Previdência promete nova divisão para trabalhador
Dia 28 de junho, o Sindicato foi a Brasília denunciar os maus-tratos ao Ministério da Previdência Social. Na ocasião, o secretário-executivo da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, anunciou a criação da Divisão de Saúde do Trabalhador para combater o tratamento desrespeitoso dos peritos (leia mais aqui).