Treze bancários de Niterói e Região foram eleitos para a Conferência Nacional (de 17 a 19 de julho, em São Paulo). Os nomes foram definidos na 11ª Conferência Interestadual, dia 27.
Treze bancários de Niterói e Região foram eleitos para participarem da Conferência Nacional dos Bancários, que acontecerá de 17 a 19 de julho, em São Paulo. Os nomes foram definidos na 11ª Conferência Interestadual dos Bancários, que foi realizada dia 27 na Associação Cristã de Moços, na Lapa (Rio).
Serão oito delegados e cinco observadores de Niterói e Região na Conferência Nacional: como delegados, Jorge Antônio (HSBC), Cláudia Marques (Bradesco), Edilson Cerqueira (BMB), Héber Mathias (Bradesco), Marcelo Quaresma (BB), Marcial Maiato (Unibanco), Rubens Branquinho (HSBC) e Simone Faustino (Itaú). Como observadores, Euclides Netto (Bradesco), Júlio Pessoa (Itaú), Luiz Cláudio Caju (Bradesco), Miro Baptista (Itaú) e Vânia Serrano (Citibank).
Niterói foi a maior delegação visitante
Na Conferência Interestadual havia 65 bancários de Niterói e Região, formando a segunda maior delegação do evento. O Sindicato levou um ônibus de viagem cheio, e alguns bancários preferiram ir com condução própria. Com mais representantes, havia apenas o Rio, que era o anfitrião. No total, participaram 579 bancários dos estados do Rio e Espírito Santo. Foram apresentadas três teses para a campanha salarial, e as três serão encaminhadas à Conferência Nacional, para votação.
Parlamentares prestigiaram o evento
Alguns parlamentares que têm histórico de luta ao lado dos trabalhadores prestigiaram o evento. Na mesa de abertura, estavam o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), o deputado estadual Rodrigo Neves (PT-RJ), o deputado estadual Gilberto Palmares (PT-RJ), o vereador do Rio de Janeiro Reimont (PT) e o vereador de Teresópolis Cláudio Melo (PT).
Uma análise sobre a conjuntura econômica foi feita pelo economista Paulo Jager, técnico do Dieese, e em seguida houve um debate sobre saúde, condições de trabalho e segurança bancária, com o presidente do Sindicato do Rio, Almir Aguar, e o secretário de Finanças da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Beto Von Der Osten.
Homenagem a Marcial Maiato pelo trabalho na CUT
O Sindicalista de Niterói Marcial Maiato (Unibanco) foi responsável por momento de emoção na Conferência, ao receber uma placa de homenagem pelo trabalho desenvolvido como secretário de Formação da CUT-RJ, mandato que se encerrou mês passado. Marcial recebeu uma placa comemorativa das mãos do atual presidente da CUT-RJ, Darwin, e antes já havia sido citado em diversos discursos, como os dos vereadores Valdeck e Reimont e o deputado Rodrigo Neves. Uma das faixas estendidas no auditório da ACM era justamente parabenizando Marcial pelo seu trabalho na CUT, confeccionada pelo Sindicato de Niterói e Região.