A minuta de reivindicações da campanha 2005, com o índice de reajuste de 11,77%, foi entregue aos bancos privados dia 11, em São Paulo. As pautas específicas da Caixa Econômica (foto) e do Banco do Brasil também já foram entregues.
A minuta de reivindicações da campanha 2005, com o índice de reajuste de 11,77%, foi entregue aos bancos privados dia 11, em São Paulo. A minuta regional do Rio foi entregue no dia seguinte, com a presença de Fabiano Júnior, presidente da Federação RJ-ES.
Os sindicalistas fizeram manifestação com os slogans “vamos conquistar essa primavera”, conclamando os bancários à mobilização, e “banqueiro não é flor que se cheire”, denunciando os lucros extorsivos, a exploração dos bancários e o desrespeito a clientes e usuários nas longas filas.
Na véspera, dia 10, já havia sido entregue a pauta específica da Caixa Econômica, e a minuta do Banco do Brasil estava prevista para ser entregue dia 17.
A primeira negociação específica da Caixa está marcada para 24 de agosto, e as negociações unificadas com os bancos privados, além das específicas do BB, devem começar na mesma semana.
Entre as demais reivindicações, estão a melhoria da PLR e dos pisos; o 14º salário incidente sobre outros direitos em substituição ao abono; 13ª cesta alimentação (ampliando a conquista dos bancários privados em 2004) e o direito a delegados sindicais em todas as agências, como já ocorre na Caixa.