Com esquetes bem humorados (foto) para clientes e funcionários, Sindicato pára 14 agências contra demissões durante uma semana, em vários municípios. Campanha também inclui 29 outdoors, cartazes e até comerciais na TV.
A campanha contra as demissões teve uma semana agitada de protestos. Além dos 29 outdoors espalhados por Niterói e Região, milhares de panfletos foram distribuídos à população e 14 agências pararam entre os dias 11 e 15, com a participação da Companhia de Emergência Teatral e seus esquetes bem-humorados.
Na semana anterior, houve o lançamento oficial da campanha, no Sindicato dos Bancos, no Rio. Os bancos demitiram 166 mil bancários nos últimos 10 anos, o que significa redução de 29% da categoria, apesar do aumento do lucro médio dos bancos em 1.029% no mesmo período.
Houve paralisações em vários municípios. Segunda-feira: Itaú Niterói e Cabo Frio; terça: Unibanco Neves, Coronel Gomes Machado e Real Cabo Frio; quarta: Bradesco Niterói, Gavião Peixoto e Cabo Frio, quinta: HSBC Centro, Gavião Peixoto e Cabo Frio; sexta: Sudameris Amaral Peixoto, Real Rink e Cabo Frio.
Campanha na TV
Dia 18 a campanha dos bancários chegou à televisão. O comercial é veiculado sempre nos intervalos do Jornal da Record (canal 13), apresentado por Boris Casoy, e denuncia a incoerência entre o lucro e as demissões. Confira as datas para você sintonizar:
Abril – dias 18, 19, 20, 21, 25, 26, 27 e 28.
Maio – dias 2, 3, 4, 5, 9, 10, 11 e 12.
Opinião
“Isto é uma vergonha!”
“A falta de responsabilidade social dos bancos vem aumentando os índices de desemprego e oferecendo péssimo serviço aos clientes, apesar dos lucros. Como diria Boris Casoy, isso é uma vergonha!”
Jorge Antônio Oliveira
Presidente do Sindicato