Quem diz que “A Campanha Salarial só começa em setembro!” e que “O Sindicato só trabalha na greve!”, não presta atenção no noticiário sindical. Pior que, além de não saber como se organiza uma Campanha, como se chega à pauta de reivindicações, não participa da elaboração dessas propostas. Suas ideias ficam na agência, só com seus colegas, “na gaveta”. Depois, reclama que sua ideia não foi levada em conta na Campanha. É claro, oficialmente, ninguém sabia que ela existia. Não foi levada aos fóruns de decisão. Aí, sim, esse bancário “só trabalha na greve” pela melhoria de suas condições de trabalho, saúde e salário.
Pior ainda é quando esse mesmo funcionário, na greve, continua trabalhando para o banco, na agência, e não para si mesmo e para sua família, exercendo seu direito de greve. E, muitas vezes, na maior cara de pau, ainda reclama do resultado da Campanha, culpando o Sindicato, que “somos nós” e que, sem ele, ficou menos forte para conquistar mais. Aliás, reclama, mas recebe todas as conquistas. E, às vezes, nem é sindicalizado, nem, ao menos, contribui financeiramente para fortalecer a luta.
Então, para quem não sabe – e para quem sabe também – a Campanha Salarial 2012 começa no próximo sábado, dia 26 de Maio, às 10 horas, na Federação dos Bancários RJ-ES, na Rua Graça Aranha, 19, Centro do Rio de Janeiro, com o ENCONTRO ESTADUAL DO BB, que iniciará o debate sobre as propostas que serão levadas para o CONGRESSO NACIONAL DO BB, que, em junho, em São Paulo, definirá a pauta de reivindicações específicas do Banco do Brasil na Campanha Salarial 2012.
Neste sábado, dia 26, o ENCONTRO ESTADUAL DO BB não tem limite de participantes. É aberto a todos os funcionários do Banco do Brasil, sindicalizados ou não, e, além do debate sobre as reivindicações, elegerá os 28 delegados do Estado do Rio que estarão no CONGRESSO NACIONAL DO BB. Então, quanto mais funcionários de Niterói e Região estiverem presentes, mais delegados teremos em São Paulo, em junho. E maior será nossa voz na pauta de reivindicações da Campanha 2012.
Os participantes de Niterói, São Gonçalo (e Alcântara), Itaboraí e Maricá, receberão do Sindicato uma ajuda de custo de R$ 40,00 para almoço e transporte. Os das demais cidades, além desse valor, receberão o correspondente a suas passagens até o Rio de Janeiro, mesmo os que preferirem vir de carro. Aliás, o carro da entidade que fica à disposição da Delegacia Sindical de Cabo Frio, estará disponível para quem solicitar, podendo trazer até cinco delegados.
PONTO DE ENCONTRO EM NITERÓI – Estação das Barcas, 9:15h, para pegar a barca de 9:30h.
MAIORES INFORMAÇÕES – (21) 8157-0986 ou (21) 8728-3062 – Marcelo Quaresma.
Na foto, o Encontro Estadual do BB em 2011.
Redação Seeb-Niterói / Marcelo Quaresma