O Sindicato dos Bancários de Niterói e região já tem data marcada para devolver o imposto sindical aos bancários que entregaram o contracheque de março de 2013 e comprovaram o desconto. A direção do Sindicato dos Bancários de Niterói pretender depositar os valores referentes à entidade até o dia 28 de agosto, data também em que se comemora o dia do Bancário. De acordo com a lei, o Sindicato fica com 60% do valor descontado do trabalhador. Os demais valores são divididos entre as Federações, Confederações e Governo Federal.
O recolhimento aconteceu até o dia 30 de julho e foi realizado por diretores da entidade que percorreram as agências bancárias.
Para receber de volta o imposto, o bancário deve ser sindicalizado. Para aqueles bancários não sindicalizados foi permitida a sindicalização no momento do recolhimento do contracheque, mas só receberá a devolução se o desconto do imposto sindical tiver sido recolhido para o Sindicato de Niterói, ou seja, o bancário deveria estar trabalhando em alguma agência localizada nos municípios que compõem a base do Sindicato.
O Seeb-Nit é pioneiro em Niterói em devolver esse dinheiro aos seus sindicalizados. A iniciativa, que acontece pelo nono ano consecutivo, é uma forma de retribuir a confiança dos bancários com a entidade.
O Sindicato devolve a sua parte do imposto sindical (60% do que foi descontado em março) porque não concorda que esse dinheiro seja descontado pelo governo federal independentemente da vontade do trabalhador e do Sindicato.
Além disso, o Sindicato acredita que a luta dos bancários e de todos os demais trabalhadores só faz sentido se a participação (presencial ou financeira) for espontânea. E mais: esse desconto forçado acaba propiciando a existência de sindicatos cartoriais, que não defendem nenhum trabalhador e que foram criados apenas para receber esse dinheiro.
Assessoria de Comunicação Seeb-Nit