Por Marcelo Quaresma

J Criticando César Maia (PFL), prefeito reeleito do Rio de Janeiro, após o anúncio de sua candidatura à Presidência em 2006, a atriz Fernanda Torres comentou: “É escandaloso que os políticos façam do Rio um trampolim. Brizola e Garotinho fizeram a mesma coisa”.

J Você vai ler agora o Tira-Gosto, a coluna que, ao contrário da Fernandinha, sabe que Brizola foi governador do Estado do Rio de Janeiro entre 1983 e 1987 e entre 1991 e 1995, candidatando-se à Presidência em 1989 e 1998, anos em que não era governador.

J Você continua lendo o Tira-Gosto, a coluna que sabe que Brizola e Garotinho perderam as eleições presidenciais. Portanto, Fernandinha, fazer do Rio um trampolim é se atirar em uma piscina vazia. Pula, César Maia! Pula!

J Matando a saudade do Rio dos bons tempos, um batedor de carteiras foi ao Chiko’s Bar, tradicional casa noturna carioca, onde o punguista tungou duas freqüentadoras da noite, que atendem pelos esclarecedores nomes de Tamara Boff e Priscilla Serva (que seria melhor grafado com a letra C).

J A maldade da população carioca não conhece limites. Alguém adulterou a placa da Rua Roquette Pinto, na Urca. Trocou a letra R pela B, invertendo o sentido da rua.

J Pesquisa do Ministério da Saúde concluiu que apenas 25% dos brasileiros usam preservativos. De quatro, só um usa camisinha. Faz sentido.

J O Produto Interno Bruto (PIB), a soma das riquezas produzidas no país, cresceu 5,3% em 2004, o melhor índice dos últimos dez anos, marca só superada pelo governo Itamar Franco em 1994 (5,85%). Nos oito anos de FHC, o melhor desempenho do PIB ocorreu em 2000 (4,36%). Presidente é tudo igual, mas é diferente. 

J Mal Carlos Lessa foi demitido do BNDES, e aquele dinheirinho para sanear a Varig (um bilhão de dólares) parece que já vai sair. Não foi à toa que o Lessa foi pelos ares.

J Na Tailândia, um beato entrou na jaula dos leões para tentar converter um dos reis da selva ao catolicismo. O jubudo animal parece que já tinha suas convicções religiosas e aplicou duas violentas dentadas no catequista, que não morreu, graças a Deus!

J No Rio, cinco jóqueis foram suspensos por tentarem armar o resultado da Quinexata, que premia quem acerta os dois primeiros colocados dos últimos cinco páreos, e levarem para casa mais de um milhão de reais. A fraude não teve sucesso porque no último páreo um jóquei aprendiz, que não estava no esquema, ficou em segundo lugar, furando a aposta dos colegas. O aprendiz ainda tem muito o que aprender sobre o Jockey Club.

J Quando Juan e Roque Júnior, do Bayern Leverkusen, tocavam na bola, a torcida do Real Madri imitava macacos. Os dois zagueiros são brasileiros, jogam na seleção brasileira e são negros. Pelo time do Real, jogavam Roberto Carlos e Ronaldo, que são brasileiros, jogam na seleção brasileira e são mulatos. Os dois não fizeram nada em solidariedade aos colegas de profissão, pátria, seleção e raça. E olha que o Fenômeno é embaixador da ONU pela paz mundial! Um dia, quem sabe, ainda vamos ver Roberto Carlos e Ronaldo fazendo uma propaganda contra o racismo patrocinada pela Nike?

J “Tem muitas pessoas que se dizem jornalistas sem ter um dia praticado algum esporte” (Leonardo Moura, que pratica futebol no Fluminense, mas não é jornalista).

J Pensamento da semana (para Leonardo Moura): tem muitas pessoas que se dizem jogadores de futebol sem ter um dia praticado algum raciocínio.