Departamento Jurídico do Sindicato consegue reintegração de bancários do Itaú e do Bradesco.
No mesmo dia, o Sindicato concluiu duas importantes vitórias contra injustiças dos bancos. Os bancários Ruth Júlia Castello de Teves, caixa executivo do Itaú Icaraí, e Éder Luís Adão, chefe de serviço do Bradesco Icaraí, conseguiram seus empregos de volta, após muita luta ao lado dos departamentos Jurídico e de Saúde do Sindicato.
Tanto Ruth quanto Éder sofrem de Lesões Por Esforços Repetitivos (LER/Dort), adquiridas devido à sobrecarga de trabalho no banco. “Sinto dores nos braços, dormência e falta firmeza na mão”, explica Ruth, que tem 16 anos de banco e agora precisa fazer fisioterapia para tratar a síndrome do Carpo. “Sinto dor e preciso usar a luva ortopédica na mão direita. O médico já recomendou a cirurgia”, conta Éder, que adquiriu tendinite nos seus 20 anos de Bradesco.
Máxima atenção com a saúde no trabalho
Os dois bancários elogiam o trabalho do Sindicato. “Fui ao Sindicato no dia seguinte à demissão, desesperado, e já saí de lá com esperança. A orientação foi fundamental”, lembra Éder. “Hoje aconselho a todos que se sindicalizem”, diz Ruth.
Eles recomendam a máxima atenção com os riscos no trabalho. “A gente pensa que nunca vai acontecer com a gente”, observa Ruth. “No começo, não tratei com medo de me prejudicar no emprego. Hoje sei que foi um erro”, reconhece Éder.