Noticiário bem-humorado de Marcelo Quaresma

T I R A – G O S T O

O NOTICIÁRIO BEM-HUMORADO DE MARCELO QUARESMA

Coluna do site e do jornal Tribuna Bancária (Sindicato dos Bancários de Niterói e Região)

Ano XIII – Nº 05 – 13 de Julho de 2013

@ Oito centrais sindicais convocaram a Greve Geral do dia 11 de julho: CUT, Força Sindical, CSP-Conlutas, CTB, UGT, Central dos Sindicatos Brasileiros, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil e Nova Central Sindical dos Trabalhadores. E não deu certo. Será que um dos motivos para dar errado é que central sindical deveria ser uma só?

@ “Trabalhador, unido, jamais será vencido!”… Então, quando as oito centrais sindicais se unirem, quem sabe, o trabalhador vencerá?

@ Em junho, no Rio de Janeiro, as redes sociais levaram 100 mil pessoas à Avenida Rio Branco e 300 mil à Avenida Presidente Vargas. Em julho, as centrais sindicais levaram 5.000 pessoas à Candelária à tarde, depois de panfletagem pela manhã… O Facebook superou a panfletagem… Mas muitos sindicalistas ainda não sabem disso.

@ Diálogo no Centro do Rio, no dia da Greve Geral, durante a panfletagem das centrais sindicais:
FILHO – Que que é isso?
PAI – Um panfleto.
FILHO – O que?

@ Diálogo no Centro do Rio, no dia da Greve Geral, quando duas amigas liam uma faixa:
AMIGA – Central Única dos Trabalhadores… Por que CUT, se não é única e é do Governo?
AMIGA DA AMIGA – Por que seu nome é Sebastiana?
AMIGA – E tem razão pra se ter nome, Leopolda?

@ Em junho, Vágner Freitas, presidente da CUT, disse que quem convoca greve são as centrais sindicais e os sindicatos, os legítimos representantes dos trabalhadores. E não o Facebook… Ah, tá!

@ Em São Paulo, durante a Greve Geral do dia 11, o deputado federal Paulinho da Força, Sindical, do PDT, falando para cerca de 5.000 pessoas – lá também só deu isso -, propôs aos trabalhadores: “Vamos chamar uma Greve Geral no Brasil!”… Convocar uma Greve Geral na Greve Geral?… Esse Paulinho deve ter levado uma paulada na cabeça quando era criança.

@ E Paulinho continuou empolgado: “Não é possível viver com uma política tão recessiva”. Aos 59 anos, o ex-presidente da Força Sindical, esquecido de que estava em uma Greve Geral, esqueceu também da recessão dos Anos 1980 e 1990. Naquela época, Sarney terminou o mandato com 83% de inflação mensal e o governo Itamar chegou a ter 3.112% de inflação anual… Mais uma vez, ficou provado: o Povo brasileiro não tem memória… E Paulinho da Força muito menos.

@ “Fora Dilma!”… E quem dentro?… Paulinho da Força, do PDT, deve estar pensando que a vez do Brizola.

@ Paulinho da Força foi sindicalista e, agora, é deputado federal. Foi eleito, mesmo tendo se formado na Escola da Vida…Tira-Gosto pela melhoria da Educação! Do Povo e dos políticos!

@ Se a Escola da Vida fosse boa, ninguém teria problema para falar “pobrema”, nem acharia alguma coisa uma “perca” de tempo ou teria “imprenssão” sobre coisa nenhuma. E todo mundo saberia quanto são 6 vezes 7.

@ Seis vezes sete são…?… Quem tem a “imprenssão” que são 42, resolveu o “pobrema” sem “perca” de tempo.

@ Música da semana e das festas julinas (forró de Gonzagão, em homenagem à Escola da Vida): “Eu lhe dei vinte mil réis, pra pagar três e trezentos!… Você tem que me voltar dezesseis e setecentos!… É dezessete e setecentos?… É dezesseis e setecentos!… É dezessete e setecentos?”.

@ Tira-Gosto! Pela melhoria da Educação! E pelo fechamento da Escola da Vida!

@ Nos Anos 80, em plena ditadura militar e a campanha Diretas-Já, Pelé, formado na Escola da Vida, declarou: “O Povo brasileiro não sabe votar”… O Negão, Rei do Futebol, tinha razão. Quando puderam votar, elegeram Collor.

@ Errata Tira-Gosto!… Considerando-se o politicamente correto, onde se leu “O Negão, Rei do Futebol…”, LEIA-SE “O Afrodescendente, Monarca do Ludopédio…”.

@ Pensamento da semana: “Se o povo brasileiro não sabe votar, imagina os paulistas. Só em 2010, eles elegeram Paulinho da Força, Maluf, Tiririca e o Pastor Marco Feliciano”… É Pelé, você tinha razão, meu!

@ Enquanto isso… Na véspera da Greve Geral do dia 11, no sindicato dos motoristas e cobradores de São Paulo, rodoviários da chapa da situação e da oposição trocaram tiros, ferindo oito pessoas… O que faz trabalhadores disputarem um sindicato a tiros?… Será que é a imensa vontade de serem os legítimos representantes dos trabalhadores?