Neste 8 de Março de 2007, 150º Dia Internacional da Mulher, o Sindicato dos Bancários de Niterói e Região não poderia deixar de parabenizar as mulheres bancárias, cada vez mais numerosas na categoria, inclusive em cargos de gestão, apesar de, no Brasil, ainda ocuparem apenas 10% dos cargos comissionados, embora ocupem 46% dos postos de trabalho.
Como sempre, o Sindicato solidariza-se com as bancárias, com quem sempre lutou pela igualdade de oportunidades e contra o preconceito, a discriminação e o assédio moral e sexual.
O Dia da Mulher é comemorado em memória do dia 8 de Março de 1857, quando 129 operárias novaiorquinas morreram porque a fábrica em que protestavam foi trancada e incendiada pela polícia, autorizada pelos donos da empresa.
Elas reivindicavam 10 horas de trabalho diário e um salário maior, pois recebiam 1/3 da remuneração dos homens. Um século e meio depois, a remuneração média das mulheres é de 71% dos salários masculinos.
O episódio nos remete à ganância e à insensibilidade capitalista. Os donos da fábrica preferiram incendiar seu prórprio patrimônio, pois havia lucro suficiente para reconstruir a fábrica, e avalizar um massacre de vidas humanas do que distribuir um pouco melhor a renda.
Hoje, é evidente que a situação melhorou, não só no mercado de trabalho, mas também na vida social. Mas ainda há muito que avançar, não só nas relações de trabalho, mas também nas relações humanas, especialmente na questão da dupla jornada e da violência doméstica.
Parabéns às bancárias!
E, como sempre, contem com o Sindicato em sua luta.