O Sindicato existe não só para defender os bancários, mas também a cidadania e a solidariedade. Por isso apoia a campanha de arrecadação de fundos para a reconstrução do Haiti, lançada pela CUT. As doações podem ser feitas no Banco do Brasil, agência 3324-3 ,conta corrente 956251-6 (SOS Sindical Haiti), e o dinheiro será encaminhado diretamente para as entidades sindicais haitianas parceiras políticas da CUT, para evitar desvios.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.
> Acompanhe as notícias do Sindicato no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
Foram mais de 200 mil mortos na tragédia do terremoto em janeiro, e ainda há milhões de desabrigados em um país de 8 milhões de habitantes. O fato de não haver hospitais, nem meios de transporte, nem serviços públicos organizados, não é um fenômeno “natural”, é o resultado de uma política aplicada anos a fio sob a disciplina do FMI e em benefício das grandes potências que apoiaram a ditadura Duvalier até 1981 e depois o golpe de Estado que tirou do poder o presidente Aristide em 2004.
Em contato com dirigentes sindicais haitianos que foram parte da delegação internacional presente no 10º CONCUT (agosto de 2009), a CUT foi informada da verdadeira catástrofe que se abate sobre o povo haitiano. Muitos sindicalistas perderam a vida, outros tantos tiveram suas casas e locais sindicais destruídos e o compromisso assumido pela nossa central é de ajudar na reconstrução das organizações dos trabalhadores e assistir às suas famílias no Haiti.
A situação atual no Haiti não é uma fatalidade, é fruto historicamente da superexploração e pilhagem das grandes potencias, como a França e os EUA, do país que se constituiu na primeira nação negra independente do mundo em 1804.
Colabore!
Banco do Brasil
agência 3324-3
conta corrente 956251-6 (SOS Sindical Haiti)