Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro muda data para quitação da primeira parcela do IPVA para placas 0, 1, 2, 3 e 4.
A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) informou na segunda-feira o adiamento dos prazos de pagamento do IPVA para veículos com finais de placa zero, um, dois, três e quatro. Segundo o órgão, a prorrogação dos prazos aconteceu porque “foram identificadas inconsistências de dados” e que a Sefaz está “dimensionando o problema”.
Os vencimentos das demais placas estão mantidos nas datas originais. O Bradesco, banco responsável pela emissão das guias de recolhimento do IPVA, informou que os donos de veículos precisarão imprimir outro boleto para pagamento do imposto.
“Os contribuintes poderão emitir um novo boleto de cobrança para pagamento de IPVA, com data atualizada de vencimento, a partir de 1º de fevereiro, e poderão quitá-lo no banco de sua preferência”, anunciou o banco.
Os novos boletos poderão ser emitidos no site www.bradesco.com.br, ou por meio de equipamentos específicos do banco à disposição nos principais postos do Detran e do Poupatempo. Em casos em que o contribuinte não tenha acesso à internet, é possível solicitar a impressão do boleto em qualquer agência do Bradesco, sem custo adicional. A impressão não está disponível nos pontos de autoatendimento do banco.
De acordo com o novo calendário divulgado pela Secretaria de Estado de Fazenda, veículos com final de placa zero terão o vencimento da primeira no dia 12 de março. Aqueles com placa um vão ter vencimento em 14 do próximo, enquanto o prazo para veículos com emplacamento dois vencerão no dia 15, com placa final três no dia 19 e com placa quatro vão vencer no dia 21 de março.
Os prazos para pagamento da segunda e terceira parcelas destes veículos também foram alteradas. Assim, o primeiro vencimento do IPVA passou a ser para aqueles donos de veículos com placas finais cinco, no dia 8 de março.
Protesto – Na segunda-feira, proprietários de veículos, que foram buscar atendimento acabaram realizando uma manifestação em frente ao prédio da Sefaz, no Centro do Rio, e chegaram a fechar a Rua Visconde de Rio Branco.
Desde o dia 9 de fevereiro, quando as guias de recolhimento do IPVA foram disponibilizadas pelo Governo do Estado, proprietários de carros estão reclamando. As principais queixas dizem respeito a dificuldades de acessar o boleto através do número do Renavam, que consta como inválido.
Outra situação é que os dados contidos na guia estão desatualizados, com informações de antigos donos dos veículos. Os problemas levaram a Sefaz a adiar a data de vencimentos do IPVA pela primeira vez no dia 12 de janeiro, que valia para veículos com finais de placa zero e um.
Fonte: Agência Rio
> Curta a amizade do Sindicato no Facebook.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular