Campanha Salarial deste ano será unificada e com mesa única de negociação
Na Conferência Nacional dos Bancários, que aconteceu em São Paulo dias 30 e 31 de julho, foram aprovadas a reivindicação de 11,77% para reajuste salarial, a campanha unificada e a mesa única de negociação. Todos os dez representantes da delegação de Niterói votaram a favor do índice de 15,3% para reajuste, proposta derrotada. Outros sindicatos apresentaram propostas de 18,66% e 32,97%.
A campanha unificada com mesa única de negociação foi aprovada praticamente por unanimidade: houve cerca de 1% de abstenções e nenhum voto contra, entre os 557 bancários e bancárias com direito a voto que compareceram ao evento. Essa proposta tinha sido aprovada nos encontros de base dos funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica de Niterói e Região, na Conferência Interestadual RJ-ES e nas conferências específicas dos bancos privados, do BB e da CEF.
A Conferência Nacional também aprovou a reivindicação de negociações específicas no BB e na Caixa, além da mudança do nome da Executiva Nacional dos Bancários para Comando Nacional dos Bancários, ampliando sua composição.
Dez representantes em São Paulo
O Sindicato de Niterói e Região esteve presente na Conferência Nacional com dez representantes: Jorge Antonio (HSBC), presidente do Sindicato; Fabiano Júnior (Bradesco), presidente da Federação RJ-ES; Rubens Branquinho (HSBC), da CNB-CUT; Marcelo Quaresma (BB), da CUT-RJ; Antonio Roberto, da Comissão de Empresa da CEF; Heber Mathias, da Comissão de Empresa do Bradesco; Julio Pessoa (Sudameris), Valdemiro Baptista (Itaú), Cristina Andrade (Unibanco) e Leila Matos (BB).