Sindicato On Line: primeira hora do depoimento de José Dirceu

Acompanhe, passo a passo, o que acontece neste momento no Conselho de Ética

15:11h – O presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-BA), abre a sessão, na qual deporá o ex-ministro da Casa Civil e deputado federal pelo PT, José Dirceu.
15:12h – A deputada Luciana Genro (PSOL-RS) contesta a recusa de sua inscrição e de outros parlamentares que não fazem parte do Conselho de Ética, o que contraria o Regimento da Câmara dos Deputados.
15:14h – O presidente esclarece que a 2ª reunião do Conselho definiu que só falariam os titulares do mesmo, os suplentes e os líderes dos partidos. Os demais só falariam se houvesse solicitação por escrito dos líderes partidários.
15:15h – Aberta a discussão sobre as inscrições.
15:20h – O presidente do PTB, Flávio Martinez, apresenta ao Conselho de Ética da Câmara representações contra os deputados José Dirceu (PT-SP), Sandro Mabel (PL-GO) e Valdemar Costa Neto (PL-SP), pedindo suas cassações.
15:22h – O presidente do Conselho acata o pedido de inscrição para todos os parlamentares, invocando um outro artigo do Regimento que reserva ao presidente o direito de encerrar a sessão em função da grande extensão da reunião.
15:25h – O presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar, rechaça as especulações sobre o “acordão” e explica o funcionamento da sessão.
15:32h – o relator Jairo Carneiro (PFL-BA) apela para a serenidade dos presentes durante o depoimento.
15:34h – o deputado José Dirceu (PT-SP) inicia seu depoimento lembrando que foi chamado como testemunha e não como réu e que o Conselho apura a quebra de decoro parlamentar do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Lembra ainda que não há nenhuma denúncia formal contra ele e afirma que não renunciará.
15:35h – José Dirceu afirma que seu pré-julgamento não o intimidará, nem o impedirá de exercer seu direito de defesa. Lembra que tem 40 anos de vida pública, não tendo nenhuma acusação contra ele.
15:40h – Dirceu lembra que teve um processo administrativo contra ele, quando era servidor público, por concurso, por ter viajado para Cuba em uma delegação do governo. O processo pretendia não pagar os dias da viagem, mas que ele não foi condenado por isso.
15:45h – Dirceu rechaça acusações de que aprendeu a construir o PT em Cuba, lembrando que o PT não é um partido stalinista, mas democrático, que faz parte da História do Brasil e deve ser preservado como instituição.
15:50h – Dirceu se coloca à disposição para comparecer à CPI dos Correios e diz que não será banido novamente da vida política.
15:53h – Dirceu afirma que não há crise, que o país tem governo, que está governando e que avança no crescimento, apesar das restrições orçamentárias, em razão da dívida externa.
15:55h – Dirceu nega ser responsável pelo esquema do mensalão e diz que nunca fez uma proposta ilícita a qualquer deputado ou senador. E que não será responsabilizado por atos da direção do PT.
16:00h – Dirceu começa a falar sobre as denúncias de Roberto Jefferson, alegando que Jefferson é que tem conhecimento e que deve explicar o mensalão, pois ele é que o acusado de corrupção, sendo inclusive réu confesso.
TERMINA A PRIMEIRA HORA DO DEPOIMENTO