Assembleia contra demissões no Itaú

Nesta quarta-feira, 18 de maio, os funcionários do Itaú em Niterói e Região vão se reunir em assembleia, às 18h, para receber infomações sobre as demissões.

Nesta quarta-feira, 18 de maio, os funcionários do Itaú em Niterói e Região vão se reunir em assembleia, às 18h, para receber infomações sobre as demissões que o banco vem fazendo em todo o Brasil e discutir como se defender. O Sindicato não descarta a possibilidade de paralisações caso as demissões continuem.

A assembleia será no auditório do Sindicato (Rua Maestro Felício Toledo, 495, sobreloja, Centro de Niterói). O banco vem demitindo caixas e gerentes operacionais em diversas regiões do país, apesar do lucro de R$ 3,5 bilhões só no primeiro trimestre deste ano. Bancários com muito tempo de casa estão sendo desprezados, e o banco já reconheceu que demite funcionários com mais tempo de banco para contratar novas pessoas com salários bem menores (veja mais aqui).

> Curta a amizade do Sindicato no Facebook.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.

O ambiente nas agências é o pior possível, devido ao terror implementado com os cortes. Na quinta-feira, dia 12, os sindicalistas se reuniram com a direção do banco e cobraram garantia de emprego. Os bancários reivindicaram a ratificação da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que dificulta as demissões imotivadas. Os banqueiros se negam a debater o tema.

Em São Paulo, o Itaú demitiu até um funcionário soropositivo, que vinha enfrentando altos e baixos em sua saúde devido ao tratamento para combater os sintomas da Aids.