Começa nesta segunda-feira, 4 de maio, a votação para representante sindical de base do Banco do Brasil. Até 31 de maio, urnas percorrerão todas as agências da base territorial.
Começa nesta segunda-feira, 4 de maio, a votação para representante sindical de base do Banco do Brasil. Até 31 de maio, urnas percorrerão todas as agências do banco nos 16 municípios que compõem a base territorial do Sindicato: Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Silva Jardim, Rio Bonito, Casimiro de Abreu, Tanguá, Maricá, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, Arraial do Cabo, São Pedro d’Aldeia, Cabo Frio, Armação de Búzios e Rio das Ostras.
Em cada dependência, a votação terá Comissão Eleitoral com três membros: presidente (responsável pela contagem dos votos), mesário (responsável pela coleta dos votos) e um fiscal (responsável pela lisura da eleição). Outros fiscais podem acompanhar a votação: um representante da unidade, um do Sindicato e um designado por cada candidato.
> Curta a amizade do Sindicato no Facebook.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.
O mandato do representante sindical do Banco do Brasil será de 1º de setembro de 2011 a 31 de agosto de 2012. Nesse período e até um ano depois, o representante sindical tem garantia de emprego e não pode ser transferido pelo banco. As inscrições dos candidatos aconteceram de 4 a 29 de abril.
O representante sindical tem a função de representar os funcionários de sua agência no Sindicato e manter contato permanente com os colegas de sua dependência, debatendo e organizando reivindicações, manifestações, críticas e sugestões para melhoria das condições de trabalho. Deve também se responsabilizar pela distribuição dos boletins e publicações do Sindicato, além de encaminhar reivindicações específicas dos funcionários.
Ele dá sustentação às lutas e dá força à mobilização. O representante do Sindicato nas agências colabora para que dúvidas, questionamentos e propostas apresentadas pela categoria cheguem de forma ágil à diretoria do Sindicato. Ao mesmo tempo, facilitam que as decisões, discussões e encaminhamentos aprovados em assembleias, bem como as estratégias traçadas pela diretoria, cheguem mais rapidamente ao conhecimento de todos.