Sindicalistas percorreram agências na Região dos Lagos, onde vigilantes estão em greve, distribuindo boletim à população e impedindo funcionamento sem segurança. Protesto também apontou compromissos que o Itaú não cumpriu.
Devido ao seu habitual descumprimento de palavra e desrespeito a funcionários e clientes, o Itaú foi o banco escolhido pelo Sindicato para concentração de esforços – nesta quarta-feira, 13 de abril – contra abertura de agências onde os vigilantes estão em greve.
Diretores do Sindicato percorreram todas as agências do Itaú nos municípios de Araruama, Cabo Frio, Búzios, São Pedro da Aldeia e Saquarema. Em todas elas, foi distribuída carta aberta à população (leia abaixo). Os bancários entraram para trabalhar normalmente, porque a categoria não está em greve. Mas as agências foram impedidas de funcionar pelos sindicalistas, porque abrir sem a segurança mínima é contra a lei, apesar de o Itaú vir insistindo nisso.
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Participaram das manifestações os sindicalistas de Niterói Jorge Antonio, Waldemiro Baptista, Marcial Maiato, Simone Torrres, Guilherme Cunha, Moisés Pereira e Sergio Vigo Sym, além de cinco dirigentes sindicais da Região dos Lagos: Suez Santiago, Marcus Vinicius, Alveriço dos Santos, Genir Vicente e Miriam Lopes.
O problema do Itaú não é apenas abrir agências sem vigilantes, como se estivesse dando um presente para os bandidos. O banco também descumpre sua palavra no que se refere à exploração dos bancários. Não obedeceu ao prazo que havia pedido para resolver problemas como a abertura antecipada de agências, fora do horário legal.
E há muito mais. Veja a lista das principais reivindicações do Sindicato ao Itaú, que não foram cumpridas dentro do prazo estabelecido:
1) Horário de abertura anterior ao previsto em lei. O banco continua mandando correio eletrônico para abrir as agências mais cedo.
2) Desvio de função do gerente operacional e do tesoureiro, que ficam atuando como caixas (o prazo para eliminar esse desvio vencerá dia 23 de abril).
3) Desvio de função dos caixas (venda de produtos e indicação de abertura de contas).
4) Horário de pausa para o lanche e almoço desrespeitado.
5) Funcionários de seis horas diárias com extenção da jornada para oito horas sem horário de almoço.
6) Assedio Moral dos GSOAS (superiores hierárquicos de gerentes operacionais).
7) Férias impostas sem negociação com o funcionário.
8) Aumento significativo de pedidos de demissão.
9) Telefone 0800 inoperante no departamento de Recursos Humanos.
10) Nova conta de FGTS para os funcionários do antigo Unibanco.
11) Taxa de juros exorbitante no cartão de crédito.
12) Exposição constrangedora dos funcionários quanto ao cumprimentos de metas (quadros nas agências).
Confira abaixo a carta aberta à população que os diretores do Sindicato distribuíram nas agências do Itaú na Região dos Lagos onde os vigilantes estão em greve:
O desrespeito do Itaú
Amigo cliente,
O Sindicato dos Bancários está aqui nesta agência do Itaú não só para apoiar os colegas vigilantes, mas para garantir que você e os bancários não sejam expostos à insegurança.
O problema é que o Itaú vem desrespeitando as regras que impedem a abertura de agências sem segurança. Um presente para os bandidos. Aliás, infelizmente é comum o Itaú não cumprir regras e desrespeitar até o que ele próprio estabelece.
No início de fevereiro, por exemplo, esse banco havia prometido ao Sindicato dos Bancários que em 30 dias resolveria uma série de problemas nas agências que resultam em filas, superlotação, risco de erros pela sobrecarga de trabalho e até surgimento de doenças nos trabalhadores. O banco nada fez nesse prazo que ele mesmo havia dado para solução.
Isso acontece porque o Itaú não contrata funcionários suficientes para atender você. Prefere abrir o banco antes do horário legal e sobrecarregar os caixas, além de obrigar gerentes e tesoureiros a abandonarem seus trabalhos para atenderem no guichê. O horário de almoço dos bancários não é respeitado pelo Itaú, nem mesmo quando o funcionário tem apenas 15 minutos para a refeição e trabalha até tarde sem ganhar hora extra. Os caixas, além da sobrecarga no atendimento, ainda são obrigados a vender produtos do banco aos clientes.
É importante que todos saibam desses desrespeitos do Itaú que prejudicam não só os bancários, mas toda a população. E é por isso que contamos com sua compreensão e seu apoio.