Sindicalistas do Bradesco definem propostas

Entre os principais eixos da próxima campanha, Federação dos Bancários RJ-ES propõe PCCS, a remuneração complementar e a extensão do plano de saúde a aposentados, cônjuges e pais.

Pela primeira vez uma reunião dos integrantes do coletivo do Bradesco da base territorial da Federação dos Bancários dos Estados do Rio e Espírito Santo teve a presença da coordenadora nacional da Comissão de Organização dos Empregados (COE), Elaine Cutis. A sindicalista esteve reunida com os dirigentes do banco no Estado do Rio de Janeiro na manhã de quarta-feira, dia 2 de março. A reunião da COE nacional está marcada para os dias 17 e 18 de março, em São Paulo.

Foram discutidos os temas que a Federação vai propor como principais eixos da campanha dos funcionários do Bradesco: o PCCS, a remuneração complementar e a extensão do plano de saúde a aposentados, cônjuges e pais. Outros assuntos importantes para o funcionalismo, como concessão do auxílio educação; combate ao assédio moral; auxílio psicológico para bancários afastados por doença ou acidente de trabalho durante o afastamento e na ocasião do retorno ao trabalho; fechamento das agências no caso de falta de energia elétrica, para evitar problemas de segurança pelo mau funcionamento dos equipamentos; garantia de emprego aos lesionados afastados; realização dos treinamentos no sistema Treinet durante o expediente; entre outros. “Todos estes problemas já vêm sendo discutidos em diversas reuniões, mas o banco tem negado os avanços que o movimento sindical reivindica. Mas continuamos insistindo e priorizando sempre o diálogo na mesa de negociação. Esperamos que o banco, diante dos lucros altíssimos que vem alcançando, reavalie suas posturas e conceda os benefícios. Estes avanços significam muito para o funcionalismo, que é a força motriz por trás dos bons resultados da empresa”, pondera Elaine Cutis.

> Saiba tudo na hora seguindo o Sindicato no Twitter.
> Seja amigo do Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.

Os dirigentes também propuseram que sejam feitas atividades para divulgar para os clientes e a população em geral que o Bradesco não é tão bom quanto aparece nas propagandas. Serão usados cartazes, jornais específicos e outros materiais para expor as mazelas da empresa. Foi proposto também que a COE melhore sua comunicação com os bancários e também entre os sindicalistas do Bradesco. “A ata da reunião será enviada por e-mail para todos os sindicatos filiados com os detalhes das discussões. E no próximo dia 11 teremos um novo encontro na sede da Federação, às 10h, para finalizar nossa proposta”, anuncia Euclides Netto.

A coordenadora da COE do Bradesco, Elaine Cutis, já esteve em outros estados e vai ainda a outras federações para fazer o mesmo trabalho de sistematização de propostas. A reunião na Federação teve participação do diretor para Bancos Privados, Euclides Netto, do vice-presidente da Federação, Nilton Damião Esperança, e de representantes dos sindicatos de Baixada Fluminense, Campos, Itaperuna, Macaé, Nova Friburgo, Sul Fluminense, Teresópolis, Três Rios.

Fonte: Feeb RJ-ES
Fotos: Paulo de Tarso/Feeb RJ-ES