A posse dos representantes eleitos ao Conselho de Usuários do Saúde Caixa, que já havia sido adiada para 11 de janeiro, foi marcada agora para 1º de fevereiro.
A posse dos representantes eleitos ao Conselho de Usuários do Saúde Caixa, que já havia sido adiada para 11 de janeiro (reportagem anterior neste site já foi atualizada), foi marcada agora para o dia 1º de fevereiro. Com isso, fica também prorrogado o mandato dos atuais ocupantes, cujo triênio havia encerrado no dia 31 de dezembro. A medida atende pedido da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).
O adiamento ocorreu para que os eleitos cujo mandato se expiraria em 31 de dezembro de 2010 possam fazer a análise dos números do plano do exercício de 2010. Um atraso no envio dos relatórios financeiros e atuariais por parte da Caixa impossibilitou a finalização durante o mês de dezembro.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.
Os relatórios somente foram concluídos no fim da última semana de dezembro, e o Regimento do Conselho prevê um período de antecedência mínima de 10 dias entre a entrega dos relatórios e a reunião ordinária que os analisará.
Seria prejudicial o encerramento do mandato do Conselho de Usuários sem a conclusão de suas tarefas. Além disso, causaria desconforto aos novos eleitos, pois teriam de fazer a avaliação do desempenho do plano de 2010 sem que houvessem acompanhado a gestão do plano no período.
Desta forma, o Conselho de Usuários irá se reunir no próximo dia 11 para avaliar os resultados do plano de 2010, e definir se haverá alterações no custeio para o próximo exercício, ainda com os eleitos para o triênio 2008/2010, os quais com esse ato encerram suas atividades. A posse dos novos eleitos será em 1º de fevereiro.
A partir dessa decisão, o período de mandato dos atuais eleitos será de 1º de fevereiro de 2011 a 31 de janeiro de 2014. Isso garante que, se no último exercício do triênio houver atraso na elaboração do relatórios, como aconteceu em 2010, haverá tempo hábil para que sejam concluídas as tarefas.
A medida em nada vai prejudicar os trabalhos do novos representantes, uma vez que a primeira reunião ordinária do Conselho só acontecerá no final do primeiro trimestre, entre o final de março e começo de abril.