Na reunião desta quinta-feira (27), o Comando Nacional obteve uma vitória: pela primeira vez, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou uma proposta de reajuste sem arrocho nos salários e demais verbas, mas sem aumento real.
A proposta da Fenaban prevê reajuste com reposição total da inflação (100% do INPC, estimado em torno de 4%, para o período de 12 meses encerrado em 31 de agosto).
O índice seria aplicado para todas as cláusulas econômicas, como salários e demais verbas. Porém, os vales alimentação (VA) e refeição (VR) teriam reajuste pelo IPCA. Veja como ficaria:
– VA: reajuste conforme inflação para “alimentação em domicílio”, medida pelo IPCA, com estimativa de 2,99% para a data-base da categoria. Com esse reajuste, a perda real no VA seria de 1,1% em relação ao INPC.
– VR: reajuste salarial conforme a inflação da “refeição fora do domicílio”, medida pelo IPCA, com estimativa de 4,39% para a data-base da categoria.
Também houve avanço em relação à PLR, onde a Fenaban apresentou proposta de correção do INPC nos tetos e nas parcelas fixas.
As negociações continuam, nesta sexta-feira (28), aguardando uma nova proposta de reajuste.
“Vamos seguir lutando por aumento real”, ressaltou a coordenadora do Comando Nacional, Juvandia Moreira.
*Fonte: Contraf-CUT