Sindicatos promovem mudanças para acompanhar o sistema financeiro

Os sindicatos vêm ampliando sua representação para acompanhar uma categoria cada vez mais diversa e complexa devido às transformações no sistema financeiro e no mercado de trabalho.

Trabalhadores bancários, de financeiras, cooperativas de crédito, fintechs e bancos postais são submetidos, muitas vezes, às mesmas metas abusivas, com pressões por resultados, além da precarização das relações de trabalho.

Assim, sindicatos de diferentes regiões do país promovem mudanças estatutárias a fim de ampliar oficialmente sua base de representação.

O objetivo é fortalecer a organização coletiva e a capacidade de negociação diante das empresas do ramo financeiro.

Exemplo disso ocorreu em Campo Grande (MS), quando no último dia 19 de maio, bancários e demais trabalhadores do ramo financeiro aprovaram, em assembleia, a reforma do Estatuto Social do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campo Grande e Região.

O mesmo aconteceu em Ponta Porã, no dia seguinte (20). Os movimentos mostram que as entidades sindicais buscam se adaptar às mudanças do setor financeiros nos últimos anos.

Talita Silva, secretária de Organização do Ramo Financeiro e Política Sindical da Contraf-CUT, observa que a iniciativa fortalece a capacidade de mobilização das entidades.

“Quando o sindicato amplia sua base de representação, ele fortalece sua legitimidade, aumenta sua capacidade de negociação e constrói uma unidade ainda maior entre os trabalhadores do ramo financeiro. Isso é essencial diante de um setor cada vez mais concentrado e digitalizado”, destacou a secretária.

 

*Fonte: Contraf-CUT