O secretário de Saúde Edilson Cerqueira e outros três sindicalistas denunciaram a Carlos Eduardo Gabas o descaso de peritos do INSS no atendimento a bancários.
O secretário de Saúde do Sindicato, Edilson Cerqueira, encontrou-se com o Ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, e denunciou o descaso de alguns peritos do INSS no atendimento a bancários que sofrem de doenças trabalhistas.
A reunião aconteceu nesta quarta-feira, dia 20, no Rio, e contou com a participação de outros três dirigentes do Sindicato: Rubens Branquinho, Ângela Abreu e Verônica Vaz (diretoras eleitas), além do assessor jurídico do Sindicato Felipe Santa Cruz.
Acidente de trabalho é classificado de forma errada
Edilson relatou ao ministro diversos casos de mau atendimento, desrespeito dos peritos e descumprimento de normas. “É muito comum negarem o nexo epidemiológico, a metodologia que vincula a doença do trabalhador à atividade que ele desempenha”, comentou Edilson. Ele explica que, pela Lei 6.042, que trata de nexo epidemiológico, a perícia deve conceder de forma imediata o diagnóstico de acidente de trabalho (código 91), mas estão classificando como código 31, referente a auxílio-doença. “Isso prejudica a estabilidade e até o depósito do FGTS enquanto durar a licença médica”, afirmou o secretário de Saúde do Sindicato.
O ministro Gabas comprometeu-se no empenho pela solução dos problemas. Ele encaminhou as reclamações para a Superintendência Regional do Ministério da Previdência Social e vai marcar um novo encontro com os sindicalistas para estreitar relações e acompanhar a melhora no atendimento. “O ministro se demonstrou aberto ao diálogo direto com os segurados, apresentando preocupação deste governo com os problemas dos trabalhadores”, disse Rubens Branquinho.
> Acompanhe as notícias em tempo real no Twitter.
> Comunique-se com o Sindicato no Orkut.
> Assista a vídeos dos bancários no Youtube.
> Veja fotos sobre os bancários no Picasa.
> Receba as notícias sobre os bancários no celular.
Na reunião também estiveram presentes Sayonara Grillo, assessora jurídica da Federação dos Bancários dos Estados do Rio e Espírito Santo, e Gilberto Leal, diretor de Saúde do Sindicato dos Bancários do Rio.
O Sindicato está fazendo uma série de denúncias sobre o INSS ao Ministério Público do Trabalho (leia mais aqui), e o procurador anunciou que abriria investigação (leia mais aqui). Ano passado, o Sindicato chegou a ir a Brasília, no Ministério da Previdência Social, para defender os bancários (leia mais aqui).
Foto: Nando Neves/Descrição da Imagem