Representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Ministério da Saúde, da Inspeção do Trabalho, da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e de sindicatos dos bancários participaram de uma audiência pública, nesta terça-feira (23), na Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados.
O tema foi a grave situação de saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras do setor bancário, considerada como uma epidemia de adoecimento.
Durante a sessão foram apresentados dados que mostram que o modelo de gestão dos bancos está diretamente associado ao sofrimento e afastamento dos empregados.
Para a categoria, práticas como metas abusivas, cobrança humilhante, vigilância digital e assédio moral e sexual violam a dignidade humana e destroem a projetos de vida.
O secretário de Saúde da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Mauro Salles, explicou que o sofrimento dos bancários e bancárias não é acidente ou desvio de conduta.
“São políticas empresariais planejadas, que fazem parte do modelo de negócio dos bancos. Um modelo que transforma seres humanos em números e que está destruindo vidas”, afirmou Mauro Salles.
O secretário ressaltou que o lucro bilionário das instituições financeiras não pode continuar sendo construído à custa de depressão, ansiedade, burnout, afastamentos e até suicídios.
Presente na audiência, a Fenaban continuou negando a realidade ao defender que o setor oferece boas condições salariais e benefícios, questionando a metodologia estatística que relaciona os afastamentos ao trabalho.
Já os representantes sindicais e especialistas reforçaram a necessidade de intervenção legislativa e medidas de prevenção primária para humanizar o trabalho e combater o assédio.
Também nesta terça-feira (23), os representantes sindicais entregaram ao primeiro-secretário da Câmara, deputado Carlos Veras, um documento pedindo a intermediação para uma reunião com o copresidente do INSS e o Ministro da Previdência, buscando encaminhamentos para as demandas dos trabalhadores.
*Fonte: Contraf-CUT