O Banco do Brasil apresentou à Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), o Protocolo de Atendimento para casos de Violência Doméstica e Familiar.
O documento inclui a Cartilha de Prevenção à Violência Doméstica e estabelece um canal específico na Gepes Atendimento, pelo telefone 4003-5291. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com equipe capacitada para orientar bancárias sobre medidas externas e internas de proteção.
A coordenadora da CEBB e secretária da Mulher da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Fernanda Lopes, ressalta que essa é uma conquista histórica.
“Desde 2018, cobramos ações efetivas do BB para proteger bancárias em situação de violência doméstica. Em 2020, o ACT [Acordo Coletivo de Trabalho] implantou medidas de apoio que hoje estão consolidadas no protocolo. Com esse canal, garantimos acolhimento especializado, integração com a Cassi e acompanhamento seguro. Esse é um avanço fundamental!”, afirmou Fernanda.
Além do suporte para vencer o ciclo de violência, o canal garante encaminhamento para acompanhamento psicológico e médico da Cassi, e auxílio deslocamento para idas a delegacias ou serviços públicos especializados.
*Fonte: Contraf-CUT
*Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil