Sindicato participa do Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa

O Sindicato dos Bancários de Niterói e Regiões participou, nesta terça-feira (22), da mobilização dos funcionários da Caixa Econômica, no Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa.

Uma equipe do Sindicato, tendo à frente o presidente Jorge Antonio de Oliveira, esteve na agência da Caixa na Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, para conscientizar os funcionários e informar sobre a importância do movimento.

A mobilização ocorreu a nível nacional e contou com a distribuição da edição de julho do informativo Avante, jornal dos empregados da Caixa.

A mobilização dos trabalhadores é pelo reajuste zero do plano, já que a inflação dos custos médicos sobe mais do que os salários do pessoal da Caixa.

Segundo o informativo, os custos das mensalidades estão sufocando os empregados. O percentual pago pela Caixa está muito abaixo dos 70% definidos no Acordo Coletivo específico do plano, que é também o percentual permitido pela resolução 52 daa CGPAR.

O banco alega que o valor que gasta com a saúde dos empregados alcança os 6,5% da folha salarial, limite imposto pelo próprio banco em seu Estatuto Social.

Se o banco não acabar com esse limite de gastos com a saúde dos empregados, o percentual a ser pago pelos trabalhadores deverá aumentar ainda mais, inviabilizando a manutenção do plano para muitos empregados.