Em reunião, nesta segunda-feira (30), representantes do Comando Nacional dos Bancários e da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) debateram sobre a saúde mental dos trabalhadores e a implementação das Normas Regulamentadoras (NRs) 1 e 17.
O secretário de Saúde da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Mauro Sales, explicou que o movimento sindical entregou aos representantes dos bancos, o texto da cartilha de orientação aos trabalhadores para o caso de afastamento por motivos de saúde.
Já os representantes da Fenaban deveriam apresentar outra cartilha, com diretrizes sobre o que caracteriza o assédio, o que define um ambiente de trabalho saudável e como os trabalhadores podem identificar e reagir a situações de violência organizacional.
Porém, segundo eles, não houve tempo hábil para preparar o material, que estava previsto desde a última reunião em abril.
Sobre as normas regulamentares, os trabalhadores cobraram a participação direta na implementação da NR-1. Ela estabelece as regras de Segurança e Saúde do Trabalho e devem ser implementadas até maio de 2026.
Também foi pedida a integração com a NR-17, que estabelece parâmetros para adaptar as condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, promovendo saúde e bem-estar no ambiente laboral.
*Fonte: Contraf-CUT