Dia 8 de março: dia de buscar o empoderamento feminino

Neste sábado, 8 de março, é celebrado em todo o mundo o Dia Internacional da Mulher. O tema da ONU Mulheres para 2025 é “Para todas as mulheres e meninas: Direitos. Igualdade. Empoderamento”.

Mais do que um tema, é um chamado para ações que possam ampliar a igualdade de direitos, poder e oportunidades para todas.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Niterói e Regiões, Jorge Antônio de Oliveira, falou sobre a importância de reconhecer e valorizar os direitos das mulheres.

“Quando o igual avança, a violência acaba. Dia 08 de março é para sempre refletir e renovar a energia e exigir os direitos dessas guerreiras. Temos que lutar sempre por uma sociedade mais justa, democrática e com respeito ao próximo, porque o lugar da mulher é aonde ela quiser!”, observou Jorge Antônio.

Vale lembrar que as bancárias de todo o país tiveram uma grande conquista na última campanha salarial. A Convenção Coletiva de Trabalho, válida para dois anos (2024-2026) incluiu cláusulas sociais importantes de prevenção à violência contra a mulher, que prevê canal e medidas de apoio, combate à violência contra a mulher, manifestação de repúdio e informações para combater.

A igualdade salarial entre homens e mulheres também merece destaque, com compromisso da igualdade entre gêneros e adesão ao Programa Empresa Cidadã, garantindo licença-maternidade de 180 dias e licença paternidade de 20 dias.

Além disso, está prevista a concessão de 3 mil bolsas de cursos introdutórios para mulheres ingressarem na área de TI, com prioridade para negras, mães e da comunidade LGBTQIA+.

Em contrapartida, pesquisa do Dieese aponta que dos 6.198 empregos eliminados no setor bancário, 72,8% eram ocupados por mulheres, refletindo a menor contratação feminina, que representou apenas 44% das admissões.

Bancárias de todo o país participam de manifestações, neste sábado (8), com o tema “Construindo o Futuro com Igualdade”. Em Niterói, a concentração será no Terminal das Barcas, às 8h.