Com o objetivo de definir as prioridades para 2025, o Coletivo de Aposentados da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) se reuniu na segunda (2) e terça-feira (3) passadas, na sede da entidade, em São Paulo.
Segundo Elias Hennemann Jordão, secretário de Comunicação da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo de Aposentados, a reunião permitiu revisitar o planejamento já feito e avaliar a atuação da entidade, levantando ainda desafios e perspectivas.
Jordão explicou que o aumento da população idosa no país acarreta preocupação para a organização e manutenção dos direitos dos trabalhadores.
“Felizmente temos um grande número de aposentados que continua participando ativamente das ações partidárias, associativas e sindicais para contribuir com a luta pela garantia não apenas de seus direitos, mas também daqueles que hoje continuam na ativa e buscam sua aposentadoria”, observou.
População aumenta
O número de pessoas idosas com 65 anos ou mais cresceu 57,4% segundo o Censo realizado em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo os dados, no Brasil a população idosa com 60 anos ou mais chegou a 32,1 milhões de pessoas, 15,8% da população, o que representa um aumento de 56% em relação a 2010, quando o país possuía 20,5 milhões (10,8%) de pessoas com mais de 60 anos.
O resultado das reuniões será entregue à Contraf-CUT nos dias 10 e 11 de dezembro, na reunião anual de avaliação e planejamento da entidade.
*Fonte: Contraf-CUT