Mulheres debatem justiça de gênero no movimento sindical

O movimento sindical bancário brasileiro marcou presença na 3ª Conferência de Mujeres, promovida pela Confederación Sindical de Trabajadores y Trabajadoras de las Américas (CSA), na cidade de San Pedro Sula, em Honduras, de 25 a 29 de novembro.

No evento foram debatidos temas como trabalho decente e direito das mulheres, desenvolvimento sustentável e integração dos povos, o papel da mulher no fortalecimento e transformação sindical.

A secretária da Mulher da Confederação Nacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Fernanda Lopes, participou do encontro.

“Saímos desse encontro compreendendo que a unidade, tanto em âmbito local, quanto em âmbito regional e mundial, da classe trabalhadora segue fundamental para enfrentarmos os problemas que são semelhantes, inclusive na questão de gênero”, afirmou Fernanda.

No final da conferência foi elaborado um documento onde as trabalhadoras latino-americanas resumiram os compromissos e prioridades de luta, que incluem acordos para fortalecer a integração das mulheres no sindicalismo e garantir a justiça de gênero no local de trabalho.

 

*Fonte: Contraf-CUT