A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa e representantes do banco se reuniram, nesta quinta-feira (22), para mais uma rodada de negociações para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho específico.
O diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Rafael de Castro, falou sobre o andamento dos encontros.
“As negociações estão andando, mas é preciso que as empregadas e empregados do banco estejam mobilizados, pois, uma parte importante, como o índice de reajuste e demais pautas econômicas, é definida na mesa única da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos)”, ressaltou Rafael.
A Caixa levou para a reunião propostas sobre a substituição em cascata, horas de estudo, direito a desconexão e política de diversidade.
Também ficou de encaminhar sugestões de texto sobre estes temas e agendar uma reunião com o departamento jurídico das entidades sindicais já na próxima semana para fechar a redação final das cláusulas.
Uma das questões levantadas pelos trabalhadores foi a sobrecarga de trabalho. A CEE questionou o aumento de desligamentos pelo PDV. Os empregados querem a realização de concurso para novas contratações.
Ainda precisam de respostas temas como saúde do trabalhador, gestão de pessoas, tecnologia e sistemas, jornada, emprego e carreira, equiparação de salários, roubos e sequestros, anuidade de cartões, taxas de empréstimos e serviços, Bônus Caixa, PLR, comunicação sindical, Funcef, GT do PFG Caixa e Tesoureiro.
*Fonte: Contraf-CUT